RapaduraCast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RapaduraCast
RapaduraCast
Apresentação
Apresentado por Jurandir Filho
Thiago Siqueira
Rogério Montanare
Fernanda Schmölz
Gênero Cinema
Idioma Português
Atualizações Semanais
Publicação
Lançamento original 14 de outubro de 2006 (17 anos) – presente
Provedor Cinema com Rapadura
Site oficial Rapaduracast.com.br

RapaduraCast é um podcast brasileiro fundado em 2006. Apresentado por Jurandir Filho e produzido pelo Cinema com Rapadura, é um dos podcasts de maior notoriedade do Brasil e um dos mais antigos do país.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Em 2006, o Cinema com Rapadura já existia há 2 anos. As reuniões semanais do grupo de redatores aconteciam toda sexta-feira no Shopping Iguatemi. Pelo teor descontraído dessas reuniões e querendo acompanhar a tendência do mercado de conteúdo dos EUA, os redatores decidiram criar um podcast e gravar esses bate papos. Jurandir Filho, Raphael 'Ph' Santos, Thiago Sampaio e Leonardo Heffer passaram a ser reunir todas as semanas para gravar uma edição do RapaduraCast. Jurandir ficou responsável por ser o editor do podcast (sem nunca ter editado um áudio na vida) e ficou no cargo por mais de uma década. Leonardo Heffer era o host original, mas a partir do episódio 20 - "Tartarugas Ninja", Jurandir Filho assumiu o comando do programa e exerceu a função a partir dos anos seguintes. Inicialmente o podcast tinha um formato mais parecido com o conteúdo do site, era dividido em blocos de notícias de filmes e celebridades, estreias da semana, respostas mensagens dos ouvintes etc. Da edição 16 até hoje o formato virou temático. Ou seja, uma vez por semana um tema específico é o foco do programa.

As principais séries atuais do podcast são:

  • Clássicos da Cultura Pop: Um filme clássico e relevante para a cultura pop dos anos 70, 80, 90 e 2000 é escolhido para ser analisado com os olhares de hoje, mostrando o quanto ele impactou na sociedade e no mercado.
  • Serial Killers: Um filme sobre serial killers é o tema principal do podcast. Nessas edições sempre tem a presença uma especialista em psicologia para ajudar a traçar o perfil psicológico do assassino em questão.
  • O Melhor Filme de...: Toda a carreira de uma personalidade é analisada, filme por filme. No final é escolhido "o melhor filme".
  • Listão: São selecionados 30 filmes em que os participantes recomendam sobre uma temática específica, como "30 filmes sobre o fim do mundo", 30 filmes com críticas sociais", "30 clássicos da Sessão da Tarde".
  • We Have to Go Back: Emulando a frase clássica da série Lost, a ideia do podcast retornar para um ano específico e falar sobre os acontecimentos e filmes lançados nele.
  • Os Melhores Filmes: É escolhido um gênero de filme e são comentados sobre os melhores dele. No final é escolhido o melhor deles.

Outras séries clássicas do RapaduraCast são Biografia, Forever, 4x4, Duplex, Jukebox, Jukebox Maestro, Franquia e Profissões.

O podcast é tradicional em cobrir determinadas franquias de filmes, principalmente por estar desde 2006 falando sobre filmes. Alguns dos mais populares são as edições sobre os filmes lançados sobre o Universo Cinematográfico da Marvel, Star Wars, Universo Estendido DC, Quentin Tarantino, X-men, Planeta dos Macacos, O Senhor dos Anéis e outros.

Desempenho[editar | editar código-fonte]

RapaduraCast esteve frequentemente entre os podcasts de maior audiência no Brasil. No ranking da Apple Podcasts, o podcast alcançou o topo das paradas em novembro de 2014[2] e continuou a aparecer entre os 100 mais populares do Brasil nos anos sucessores, alcançando o pico #7 em maio de 2018.[3]

Em 2014, o jornalista Pedro Duarte afirmou que o RapaduraCast somava cerca de 70 mil downloads a cada episódio.[4] Após cerca de duas décadas, o RapaduraCast é o pioneiro entre os podcasts de cinema no Brasil, conseguindo mais de 170.000 downloads por programa lançado[5].

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Atuais
  • Jurandir Filho (2006–atualmente)
  • Thiago Siqueira (2007–atualmente)
  • Rogério Montanare (2017–atualmente)
  • Fernanda Schmölz (2022–atualmente)

Outros participantes estão presentes com frequência, como Henrique "Gnu" Barbosa, Load Comics, Thiago Romariz e Imaginago. O podcast é editado por Joel Suke desde março de 2017. Até hoje, Jurandir edita abertura.

O RapaduraCast já passou por diversas fases e equipes. Alguns dos ex-participantes mais lembrados são Mauricio Saldanha, Raphael 'Ph' Santos, Katiucha Barcelos, Fabio M. Barreto, Affonso Solano, Juliano D'Angelo, Rodney Buchemi, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, Erinaldo Dantas, Giovane Araújo e Louise Alves.

Sala VIP do RapaduraCast[editar | editar código-fonte]

Em 2024, a equipe criou o Sala VIP, um podcast exclusivo para assinantes no Patreon[6]. A premissa do podcast é abordar temas que não teriam muito espaço do podcast tradicional. Filmes como "Assassinos da Lua das Flores", "Vidas Passadas", "Anatomia de uma Queda", "O Menino e a Garça", "Saltburn", "Aftersun" e "Wonka" são alguns dos filmes abordados no podcast.

Assinantes recebem benefícios, como ouvir o podcast Sala VIP, entrar para um grupo do Telegram exclusivo, enviar áudios para a abertura do "Bem-vindos ao Mundo Espetacular do Cinema" e outros.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Organização Recipiente(s) Categoria Resultado
2008 Prêmio iBest RapaduraCast Podcast Indicado[7]
2008 Prêmio Podcast RapaduraCast Podcast de Cinema Venceu[8]
2008 Prêmio Podcast RapaduraCast Melhor Podcaster

Masculino (Jurandir Filho)

Venceu[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Luiz, Lucio (2011). «Podcasters Brasileiros: Uma "Comunidade" em Busca de Visibilidade» (PDF). Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Consultado em 14 de janeiro de 2024 
  2. «CopyRight ® CinemaComRapadura.com.br 2004 - Brasil - Todos os Direitos Reservados - 'RapaduraCast' - International iTunes Chart Performance». iTunes Charts. Consultado em 15 de janeiro de 2024 
  3. «RapaduraCast - 'RapaduraCast' - Brazilian iTunes Chart Performance». iTunes Charts. Consultado em 15 de janeiro de 2024 
  4. Luiz, Lucio (2014). Reflexões sobre o podcast. [S.l.]: Marsupial Editora. ISBN 9788566293067 
  5. Midia Kit, Cinema com Rapadura. «Dados de 2024» (PDF) 
  6. Patreon. «https://www.patreon.com/RapaduraCast»  Ligação externa em |titulo= (ajuda)
  7. «Top10 – Ibest 2008, uma quase vitória!». QGNet. Consultado em 15 de janeiro de 2024 
  8. a b Podcast, Prêmio. «Resultados da premiação!» 
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.