Rede urbana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A rede urbana é a malha de cidades de um país. A rede urbana de um pais possui cidades posicionadas em diferentes escalas de uma hierarquia de cidades que pode ir desde cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional, até cidades médias e pequenas cidades. A urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, isto é, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas. O padrão geral observado em diversos países é que para diversas (em alguns casos milhares) de pequenas cidades, existem centenas de cidades médias e poucas metrópoles.

A definição de quais características são típicas de uma cidade em cada uma dessas classificações (e.g. cidade media, metrópole regional, metrópole nacional e global) pode variar de acordo com a metodologia de classificação de cada estudo.

No caso brasileiro, desde 1966 o IBGE atualiza a cada 2 anos sua pesquisa sobre a rede de cidades do país com o estudo intitulado "Regiões de Influência das Cidades"[1] .

Ou seja rede urbana é basicamente as relações de influências entre as cidades. Aquelas que tem mais industrialização , comércio intenso e maior infraestrutura tem mais influência sobre a outro país , região ou até mesmo cidade .

Tipos de rede urbana[editar | editar código-fonte]

  • Cidade global: Termo de design, em geografia urbana, a grande cidade, de funções complexas, que exerce influência sobre a área contígua, dentro da qual comanda toda uma rede de cidades maiores.
  • Metrópole: Aglomerado urbano constituído de várias cidades que cresceram e se uniram por aglutinação.
  • Médias e pequenas cidades: uma cidade grande e muito popularizada , que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas por meio de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.