Refrigerador de Einstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde setembro de 2011). Ajude e colabore com a tradução.
Pedido de patente do refrigerador de Einstein e Szilárd.

O refrigerador de Einstein-Szilard ou refrigerador de Einstein é um refrigerador de absorção sem partes móveis, opera a pressão constante e requer somente uma fonte de calor para funcionar. Foi inventado conjuntamente em 1926 por Albert Einstein e seu ex-aluno Leó Szilárd e patenteado nos EUA em 11 de novembro de 1930 (US patent nº1,781,541). Este é um projeto alternativo a partir da invenção original de 1922 dos inventores suecos Baltzar von Platen e Carl Munters.

História[editar | editar código-fonte]

De 1926 a 1933 Einstein e Szilárd colaboraram em vias de melhorar a tecnologia de refrigeração caseira. Os dois foram motivados por relatos de um jornal contemporâneo sobre uma família em Berlim que morreu quando o lacre do refrigerador se rompeu e liberou vapores tóxicos na casa. Einstein e Szilárd propuseram que um aparelho sem partes móveis poderia eliminar o risco de falha no lacre, e exploraram aplicações práticas para diferentes ciclos de refrigeração. Einstein usou a experiência que ganhou durante os anos no Swiss Patent Office para pedir patentes válidas de suas invenções em vários países, os dois obtendo eventualmente 45 patentes em seus nomes para três diferentes modelos.

Sugere-se que a maior parte da invenção foi feita por Szilárd, e Einstein agiu somente como consultor e ajudando com a papelada da patente.1

O refrigerador não foi imediatamente fabricado comercialmente, a mais promissora das patentes levada à companhia sueca Electrolux. Poucas unidades para demonstração foram construídas a partir de outras patentes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Einstein, A., L. Szilárd, "Refrigeration" (Appl: 16 December 1927; Priority: Germany, 16 December 1926) Patente E.U.A. 1 781 541, 11 November 1930.
  • Einstein, A., L. Szilárd, "Accompanying notes and remarks for Pat. No. 1,781,541". Mandeville Special Collections Library USC. Box 35, Folder 3, 1927; 52 pages.
  • Einstein, A., L. Szilárd, "Improvements Relating to Refrigerating Apparatus." (Appl: 16 December. 1927; Priority: Germany, 16 December 1926). Patent Number 282,428 (United Kingdom). Complete accept.: 5 November 1928.