Região Lemánica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carta da Região Lemánica

A Região Lemánica engloba toda a região banhada pelo Lago Lemano [1] e se ele só é nomeado como tal pela Suíça é reconhecido de facto pela frança, tanto mais que ambos se referem à Bacia Lemánica (em francês: Bassin Lémanique)

Os países[editar | editar código-fonte]

As localidades[editar | editar código-fonte]

Via de comunicação privilegiada desde a Antiguidade, o lago conta hoje várias cidades e só mencionando das mais importantes podem citar-se:


Transportes lacustres[editar | editar código-fonte]

Hoje[editar | editar código-fonte]

A "Savoie" (Fr.)

O transporte é assegurado pela Companhia Geral de Navegação sobre o lago Lemano (CGN) que tem a concessão da navegação no lago - servindo tanto o lado suíço como o francês - e como característica o facto de uma grande parte da frota ser constituída por barcos da Belle Epoque a roda de água [3] que são utilizados diariamente.

Ontem[editar | editar código-fonte]

Nos tempos feudais a Casa de Saboia possuíam a totalidade do litoral lemánico, menos Genebra. Para se assegurarem do controlo do lago, fizeram vir carpinteiros navais de Génova que construíram as primeiras barcas. Genebra apela os construtores de Nice e em breve assiste-se no lago a batalhas navais. [4] . No século XIX são largamente utilizada em todo a lago para o transporte de mercadorias, principalmente pedra e madeira.

De há uns anos a esta parte começou a aparecer o interesse pelas antigas barcas do lago e foi assim que a barca Neptune construída em 1904, foi comprada em 1971 por Genebra para conservar um testemunho da navegação sobre o lago.[5] A Neptuno veio juntar-se á de Lausana, La Vaudoise (de Vaud) construída em 1932 e que navega sobre as cores da Confraria dos Piratas de Ouchy. Ouchy é o porto de Lausana e local dos estaleiros da CGN.

A França por sua vez não tendo uma barca para restaurar construiu uma a partir de planos originais que foi metida na água a 11 de Junho de 2000 no porto de Thonon-les-Bains na presença da Neptuno e da Vaudoise. A Savoie é assim a réplica de uma barca construída em Genebra em 1896 e que foi demolida no local que viu o seu renascimento. [6]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Lago Lemano

Notas

  1. O Lago Lemano é dividido em duas bacias: a do Grande Lago a Este até Nyon, e a Oeste, próximo de Genèbra, o Pequeno Lago ou Lago de Genebra - Larousse; Lac Léman

Referências