Reichsmarschall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reichsmarschall
(pt:Marechal do Reino)
Luftwaffe Reichsmarschall.svg
Ombreira
Instituida em 1940-1945
País Flag of Germany (1935–1945).svg Alemanha Nazista
Força War Ensign of Germany (1938–1945).svg Wehrmacht
Uniforme original do Reichsmarschall Hermann Göring exposto no Museu da Luftwaffe em Berlim.

Reichsmarschall (Marechal do Reino) foi a mais alta patente das Forças Armadas do Sacro Império Romano-Germânico e da Alemanha Nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial a patente foi usada pelo segundo homem na hierarquia da nação, Hermann Göring.

A patente de Reichsmarschall foi criada originalmente na Alemanha antes do século XII, após o domínio do Império Romano na região. Historicamente, este título nunca teve a importância que viria a ter no regime nazista. Durante o Império dos Kaisers e na I Guerra Mundial, nenhum oficial militar alemão ostentou este título.

Em 1940, no começo da II Guerra Mundial, Hermann Goering, o comandante da Luftwaffe alemã e segundo homem da hierarquia do poder nazista, recebeu esta patente outorgada pelo Führer Adolf Hitler. Ele a recebeu para que ficasse bem estabelecida a sua posição sobre todos os demais oficiais alemães da Wehrmacht, o conjunto das forças armadas. Hitler tinha escolhido Göring como seu sucessor e a promoção deixava clara a linha de sucessão a ser seguida pelos militares e políticos, em caso de morte do Führer.

Ironicamente, após o suicídio de Hitler nos últimos dias de guerra, quando Göring já havia sido acusado de traição por ele, preso e condenado à morte — que não se concretizou — o sucessor de Hitler foi o Grão Almirante Karl Dönitz, Comandante da Marinha de Guerra Alemã.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.