Saltar para o conteúdo

Relações entre República do Congo e República Democrática do Congo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre República Democrática do Congo e República do Congo
Bandeira da República Democrática do Congo   Bandeira do República do Congo
Mapa indicando localização da República Democrática do Congo e do República do Congo.
Mapa indicando localização da República Democrática do Congo e do República do Congo.
Oficiais de ambos os países reunidos em 1970.

As relações entre a República do Congo e a República Democrática do Congo ou relações entre Brazavile e Quinxassa referem-se às relações bilaterais entre a República do Congo (Brazavile) e a República Democrática do Congo (Quinxassa). As relações entre os dois países foram cordiais durante a maior parte do governo de Mobutu Sese Seko, porém declinariam até o final de seu regime. [1] Quinxassa ficou desconfiada com o seu vizinho e alegou que Brazavile é muito aberta a abrigar dissidentes políticos e rebeldes anti-Quinxassa, enquanto Brazavile afirmou que Quinxassa carece de vontade política para resolver seus próprios problemas internos, acusando Quinxassa de queixar-se sobre questões de segurança relativas à sua fronteira comum, mas não fazer nada para resolver essas questões. [2] As tensões entre os dois países aumentariam depois que Brazavile se recusou a extraditar o general Faustin Munene e o Sr. Udjani, que se refugiaram no Congo-Brazavile e estiveram ligados à tentativa de golpe de Estado na República Democrática do Congo em 2011 contra o presidente do Congo-Quinxassa, Joseph Kabila. [3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.