René Iché

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
René Iché
René Iché
Nascimento 21 de janeiro de 1897
Sallèles-d'Aude
Morte 23 de dezembro de 1954 (57 anos)
Paris
Sepultamento Ouveillan
Cidadania França
Ocupação escultor, pintor, designer
Prêmios
Obras destacadas Ouveillan war memorial
Movimento estético surrealismo

René Iché (Sallèles-d'Aude, 21 de janeiro de 1897 - Paris, 23 de dezembro de 1954) foi um artista francês que se distingiu pelas suas esculturas e pinturas surrealistas.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

René Iché lutou na Primeira Guerra Mundial, onde foi ferido e intoxicado. Depois da guerra, formou-se em lei, ele mudou sua vida e estudou escultura com Antoine Bourdelle e arquitetura com Auguste Perret.

Em 1927, seu monumento pacífica de Ouveillan (um monumental pórtico moderno no sul da França) foi muito apreciado.

Durante sua primeira exposição individual, no negociante de arte Léopold Zborowski em 1931, duas esculturas foram adquiridas pelo Musée National d'Art Moderne em Paris (agora no Centro Pompidou) eo Museu Boijmans Van Beuningen em Roterdão.[1] [2]

Iché era muito amigo de Max Jacob, perto de Guillaume Apollinaire, Pablo Picasso, Ossip Zadkine. Esculpiu os rostos de André Breton[3], Paul Éluard e Federico García Lorca.

Em seu estúdio de Montparnasse, em 1937, executou uma Guernica em escultura no dia (27 de abril de 1937), na data do anúncio deste evento na estação de rádio.

Ele estava entre um dos 200 pioneiros da Resistência Francesa durante o verão de 1940 e participou das exposições da arte degenerada. Ele esculpiu assim a Déchirée, que foi levado para Londres e dado a Général de Gaulle, tornou-se um dos símbolos da resistência francesa.

Participou da Bienal de Veneza em 1948 com Le Couple (ahora em o Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris) e recebeu o Grand Prix de Sculpture francès em 1953 por Melpomene 36.

Iché foi escolhido para esculpir o Monumento a Guillaume Apollinaire em Paris[4] e o Memorial um Auschwitz' em Polónia, mas ambos os projetos foram interrompidos por sua morte precoce.

Iché trabalhou perto de Surrealismo e, como os escultores Alberto Giacometti e Germaine Richier, herdou uma estética nascida da oficina de Antoine Bourdelle.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Robert Maillard, Dictionary of Modern Sculpture, 1962. Tudor. 310 pages. Page 141.
  2. Michel Seuphor, The Sculpture of this Century, Dictionary of Modern Sculpture. 1959. Zwemmer. 372 pages. Page 282.
  3. Lyford Amy, Surrealist masculinities, Ed. University Presses Of California, Columbia And Princeton (United States), 2007.
  4. Peter Read, Picasso and Apollinaire. Ed. University Presses Of California, Columbia And Princeton (United States), april 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.