Repossessed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Repossessed
Repossessed
Pôster de lançamento original do filme.
No Brasil A Repossuída
Em Portugal Onde Pára o Diabo?
 Estados Unidos
1990 •  cor •  80[1] min 
Género comédia
Direção Bob Logan
Produção Steve Wizan
Roteiro Bob Logan
Elenco Linda Blair
Ned Beatty
Leslie Nielsen
Anthony Starke
Música Charles Fox
Cinematografia Michael D. Margulies
Companhia(s) produtora(s) Carolco Pictures
Distribuição Seven Arts
(através da New Line Cinema)
Lançamento Estados Unidos 14 de setembro de 1990
Idioma inglês
Receita US$ 1.382.462 (receita doméstica)

Repossessed (br: A Repossuída; pt: Onde Pára o Diabo?) é um filme de comédia estadunidense de 1990 que parodia o filme de terror O Exorcista de 1973. Escrito e dirigido por Bob Logan, o filme apresenta a estrela original de O Exorcista, Linda Blair, assim como Leslie Nielsen, Ned Beatty e Anthony Starke.

Muitas das cenas clássicas de O Exorcista estão presentes nessa paródia, como por exemplo a cena em que Regan MacNeil faz um giro de 360 graus com a cabeça e a cena da levitação, deixando as mostras as cordas que sustentam o corpo de Linda, além de cenas incluindo vômitos verdes.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Em 1973, o padre Jebediah Mayii ("Jedediah Euposso" na dublagem brasileira) expulsa o diabo do corpo da jovem Nancy Aglet. Dezessete anos depois, em 1990, o corpo de Nancy é novamente possuído após ela assistir "The Ernest and Fanny Miracle Hour", um programa de televisão religioso.

Após uma visita ao hospital e depois ao padre Luke Brophy, Brophy conclui que Nancy está realmente possuída. Mayii, no entanto, se recusa a realizar o exorcismo, alegando que ele está muito fraco e que ele e Nancy mal sobreviveram ao exorcismo anterior. Brophy então visita o Conselho Supremo de Exorcismo; Ernest e Fanny, apresentadores do "The Ernest and Fanny Miracle Hour", também estão presentes. Ernest conclui que um exorcismo seria muito interessante para ser televisionado, uma vez que a audiência do programa poderia aumentar e convence o conselho a televisionar o exorcismo de Nancy. Eles concordam, levando à criação do programa "Ernest and Fanny's Exorcism Tonight".

Sentindo que ele pode ser necessário, Mayii decide frequentar uma academia de ginástica para restaurar sua força física; lá, Brophy chega e informa sobre o exorcismo que será transmitido pela TV via satélite e tenta mais uma vez convencer Mayii a conduzir o exorcismo, embora ele se recuse novamente.

Chega a noite do exorcismo de Nancy, apresentada por Ernest e Fanny. Após várias tentativas de libertar o corpo de Nancy usando orações, músicas e até mesmo doações e insultos por telefone, o programa é anunciado como tendo o maior público da história; ao ouvir isso, o diabo, no corpo de Nancy, incendeia o estúdio, fazendo a platéia fugir. Ele revela a Ernest e Fanny que ele os usou para aproveitar a grande audiência do programa para, desse modo, possui várias vítimas pela televisão, assim como fez com Nancy. O demônio, então, transforma os apresentadores em um cavalo de pantomima.

Usando a câmera, o diabo tenta possuir as almas dos telespectadores, mas é interrompido por Brophy, que destrói a câmera; o demônio, então, anuncia que conhece outra maneira de possui suas almas e foge, indo em direção a uma antena transmissora de satélite localizada na parte externa emissora. Ele é perseguido por figuras religiosas de todo o mundo, que se reuniram sob o comando de Brophy; Brophy provoca o diabo relembrando sua derrota para Mayii em 1973.

De volta ao estúdio, o diabo usa com sucesso a câmera para atrair Mayii para uma revanche. O exorcismo, com comentários de "Mean Gene" Okerlund e Jesse "The Body" Ventura, é ineficaz até que o diabo mencione que ele odeia rock and roll. Transformando o estúdio de TV em um concerto de rock ao vivo, a música "Devil with a Blue Dress On" é tocada para realizar o exorcismo por várias figuras religiosas incluindo o Papa, que aparece tocando guitarra; o diabo é atormentado para que ele seja finalmente expulso do corpo de Nancy após ele dizer: "eu voltarei!".

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Linda Blair...Nancy Aglet
  • Ned Beatty...Ernest Weller
  • Leslie Nielsen...Padre Jebedaiah Mayii "Jedediah Euposso" na dublagem brasileira
  • Anthony Starke...Padre Luke Brophy
  • Thom Sharp...Braydon Agle
  • Lana Schwab...Fanny Ray Weller
  • Benj Thall...Ned Aglet
  • Jack LaLanne...ele mesmo
  • Army Archerd...ele mesmo

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Repossessed recebeu um lançamento teatral limitado nos Estados Unidos pela New Line Cinema, sob o selo da Seven Arts, em setembro de 1990. O filme foi lançado em VHS e Laserdisc pela LIVE Home Video no mesmo ano.

Em 2003, a Artisan Entertainment lançou Repossessed em DVD. O filme foi relançado em DVD em 14 de abril de 2009 pela Lions Gate Entertainment, em um pacote de filmes esquecidos chamado "Coleção Perdida"; a empresa lançou novamente o filme em DVD em 4 de janeiro de 2011, em uma "Coleção de 4 filmes", juntamente com My Best Friend Is a Vampire, Slaughter High e Silent Night, Deadly Night 3: Better Watch Out!.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Era esperado que essa fosse a volta triunfal da atriz Linda Blair. No entanto, isso não aconteceu, todos esperavam mais do filme. A revista People disse que o filme era uma decepção para os fãs de Linda, mas mesmo assim classificou o filme como "bom e muito divertido". A revista Entertainment Weekly classificou o filme com quatro estrelas e disse que era muito bom ver Linda de volta aos cinemas.[carece de fontes?]

O jornal The New York Times disse que seria impossível fazer uma paródia de um filme da magnitude de O Exorcista e acrescentou: "Essa foi uma tentativa desastrosa".[carece de fontes?]

Em seu livro Leonard Maltin's Movie Guide, o crítico de cinema Leonard Maltin deu ao filme uma estrela e meia de quatro; sua revisão afirma: "Poucas piadas, paródias em excesso e um final ruim, apesar de Blair e Nielsen terem feito boas atuações".[2]

O filme ganhou o Framboesa de Ouro na categoria de "Pior canção original" pela música "He's Comin' Back (The Devil!)".[3]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloFornecido por Duração
1. "Devil With The Blue Dress" (Interpretado por Nicholas O'Har)Publicado por Stone Agate Music (Uma divisão da Jobete Music Co., Inc.) (BMI)  
2. "Repossessed" (Interpretado por Cindy Valentine)Publicado por Anabasis Music (BMI) e Another Level Music (BMI)  
3. "Pump Up the Jam" (Interpretado por J.T. Welden & R.D. Welden)Courtesia de Colgems-EMI Music, Inc. (ASCAP) em nome da BMC Publishing e Bogam Publishing  
4. "Chasin' the Devil"  Publicado por Anabasis Music (BMI) e Raisin Music (ASCAP)  
5. "He's Coming Back (The Devil!)" (Interpretado por Chris LeVrar)Produzido pela Afrika Islam e publicada pela Anabasis Music (BMI)  

Referências

  1. «Repossessed (1990) - Box Office Mojo». www.boxofficemojo.com 
  2. Maltin, Leonard (2009), p. 1147. Leonard Maltin's Movie Guide. ISBN 978-0-452-29557-5. Signet Books. Accessed August 24, 2011.
  3. IMDB 1991 Golden Razzie

Ligações externas[editar | editar código-fonte]