Revenge of the Pink Panther

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Revenge of the Pink Panther
A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (PT/BR)
 Reino Unido Estados Unidos
1978 •  cor •  104 min 
Direção Blake Edwards
Produção Blake Edwards
Roteiro Frank Waldman
Ron Clark
Blake Edwards
Elenco Peter Sellers
Herbert Lom
Dyan Cannon
Robert Webber
Gênero Comédia
Música Henry Mancini
Leslie Bricusse
Cinematografia Ernest Day
Edição Alan Jones
Companhia(s) produtora(s) Sellers-Edwards Productions
Jewel Productions Limited
Distribuição Metro-Goldwyn-Mayer
United Artists
Lançamento 19 de julho de 1978
Idioma Inglês
Receita US$ 49.579.269[1]

Revenge of the Pink Panther (A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa, no Brasil e em Portugal) é um filme britânico-estadunidense de 1978, do gênero comédia, dirigido por Blake Edwards. É o sexto da série The Pink Panther e o último com Peter Sellers. Estava previsto mais um, que se chamaria Romance of the Pink Panther, mas Sellers veio a falecer vítima de um enfarte em 1980. Partes deste trabalho foram documentados no livro Peter Sellers - A Celebration.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O empresário e traficante francês Douvier organiza um atentado contra a vida do Inspetor Closeau, como forma de provar sua capacidade aos mafiosos de Nova Iorque com os quais deseja fazer negócios ilícitos. Com o carro que dirigia explodido, Closeau é dado como morto, mas resolve continuar nessa condição para tentar descobrir quem o atacou. A notícia da sua morte "cura" instantâneamente o ex-chefe de Closeau, o Comissário Dreyfuss, que sai do hospício e volta ao seu cargo encarregado da mesma missão.

Closeau logo entra em contato com Simone, a ex-secretária e amante de Douvier, que lhe informa dos planos do criminoso. Sabendo que o negócio com a máfia será realizada em Hong Kong, Closeau faz uso de sua incrível galeria de disfarces (que incluem fantasias de Toulouse-Lautrec, Fu Manchu e Don Vito Corleone) e, acompanhado de Simone e de seu auxiliar Cato, parte sem demora para aquela cidade chinesa.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).
  • A canção-tema da série é reutilizada neste filme, com novos arranjos que incluem influências da Música disco que estava em voga à época.
  • Closeau apresenta seu carro "Silver Hornet" (Besouro Prateado), que assim como Cato, fazem referência à série de TV dos anos 60 Green Hornet (br: O Besouro Verde). Mas ele mal consegue usar esse novo equipamento, pois o carro sempre se desmancha todo.
  • Apesar do nome, o enredo do filme não faz referência ao diamante pantera cor-de-rosa, a jóia que deu o nome à série. Foi a segunda vez que isto ocorreu.
  • A atriz Sue Lloiy faz um homem que se traveste de mulher. Blake Edwards depois desenvolveria essa ideia no seu filme Victor/Victoria.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Revenge of the Pink Panther (1978)» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 7 de fevereiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]