Ribeira da Torre (ribeira em Santo Antão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rib.ª da Torre
Povoação da Varzinha na margem esquerda da ribeira da Torre
Comprimento 12 km
Nascente Rabo Curto
Altitude da nascente 1500 m
Caudal médio N/D m³/s
Foz Oceano Atlântico
Área da bacia N/D km²
País(es) Cabo Verde

Ribeira da Torre é uma ribeira cabo-verdiana, na costa nordeste da ilha de Santo Antão.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A ribeira, uma das mais sinuosas e caudalosas de Santo Antão, Cabo Verde, tem início nos relevos abruptos da Água das Caldeiras, a oeste da Cova do Paul, e corre de sul para norte, desaguando no Oceano Atlântico na Vila da Ribeira Grande, onde junta as águas da ribeira que dá o nome à Vila.

O nome da Ribeira da Torre poderá estar associado à forma proeminente do Topo de Miranda, situado na margem direita a cerca de 2,5 km da foz.

O vale da ribeira é extremamente encaixado. O troço superior, acima da localidade de Xoxô, define um circo abrupto em fase de erosão ativa, designado Rabo Curto. Na parte inferior do curso, correspondente a uma zona essencialmente de enchimento aluvionar, o perfil longitudinal é bastante regular, com um declive médio de cerca de 3% nos últimos 7 km.

As encostas são aproveitadas para a agricultura por meio de socalcos e de um sistema de levadas para a irrigação. Cultiva-se a cana-de-açúcar, a banana, a mandioca, a papaia, a batata-doce, etc.

O vale pode ser percorrido em toda a extensão graças a uma excelente rede de caminhos pedonais e de uma estrada secundária no leito do curso inferior da ribeira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]