Rio Columbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rio Colúmbia)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Columbia
Columbia River Gorge landscape.jpg
Localização
Continente
Países
Localização
Altitude
406 mVisualizar e editar dados no Wikidata
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
2000 km
Posição: cookies
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
668 217 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Países da
bacia hidrográfica
Nascente
Afluente
principal
Snake (1674 km), Kootenay (785 km), Pend Oreille-Clark Fork (771 km), John Day (452 km), Deschutes (406 km), Willamette (301 km), Okanogan
Caudal médio
7500 m³/s
Caudal máximo
35100 m³/s
Débito mínimo
300 m³/s
Foz

O rio Columbia (também por vezes escrito como rio Colúmbia) é o maior rio (no critério volume de água por segundo) da América do Norte que desagua no Oceano Pacífico, e o quarto maior dos Estados Unidos. Nasce na província da Colúmbia Britânica, Canadá, nas Montanhas Rochosas, e a sua foz é no estado de Washington, Estados Unidos, onde desagua no Oceano Pacífico.

Contando conjuntamente o seu afluente da esquerda, o Snake, atinge um comprimento de 2240 km. A sua bacia hidrográfica abrange uns 668 217 km², dos quais mais de 15% estão no Canadá.

Curso[editar | editar código-fonte]

O rio Columbia começa sua jornada de 2 000 km no sul do Rocky Mountain Trench, na província canadense da Colúmbia Britânica. O lago Columbia, situado 820 metros acima do nível do mar, e as áreas alagadas adjacentes formam a cabeceira do rio. A trincheira é um amplo e profundo vale glacial localizado entre as Montanhas Rochosas canadenses e as Montanhas de Columbia. Nos seus primeiros 320 km, o rio Columbia flui em sentido noroeste ao longo da vala através do lago Windermere e da cidade de Invermere, uma região conhecida na Colúmbia Britânica como o Vale Columbia, em seguida, a noroeste de Golden e lago Kinbasket. Contornando o extremo norte das Montanhas Selkirk, o rio faz uma curva acentuada para o sul através de uma região conhecida como o Big Bend Country, passando pelo lago Revelstoke e os lagos Arrow. Revelstoke, o Big Bend, e o Vale Columbia são referidos, juntos, como Columbia Country. Abaixo dos lagos Arrow, o Columbia passa pelas cidades de Castlegar, localizada na confluência do Columbia com o rio Kootenay, e Trail, os dois principais centros urbanos da região oeste do Kootenay. O rio Pend Oreille se junta ao Columbia cerca de 3 km a norte da fronteira dos Estados Unidos com o Canadá.

Rio Columbia.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rio Columbia