Rio Juqueriquerê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Juqueriquerê
Foz Oceano Atlântico
País(es)  Brasil

[1]O rio Juqueriquerê é um rio localizado na região Sul da cidade de Caraguatatuba, possui cerca de 13 quilômetros de extensão e é marco um histórico, pois foi o divisor das Capitanias de Santo Amaro e de São Vicente, além de ser o mais importante rio do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

Ao longo de seu curso, podem ser feitos passeios de barco ou jet-ski, para desfrutar de paisagens deslumbrantes que abrigam grande diversidade de nossa fauna e flora. O rio Juqueriquerê tem riquíssimo ecossistema e, no local, podem ser observados o mangue, o cerrado e a mata atlântica. [1]O rio Juqueriquerê é o único rio navegável em todo o litoral norte de São Paulo, sendo uma das mais belas atrações para quem gosta de navegação fluvial.


Projeto de ligação fluvial entre Caraguatatuba/ Ilha Bela/ São Sebastião após o enroncamento do Rio Juqueriquerê.

A redução significativa dos alagamentos nos bairros na região sul de Caraguatatuba e, posteriormente a possível implantação de um serviço de Aquabus até São Sebastião e Ilhabela são os principais resultados que deverão advir do projeto de construção de um enrocamento no rio Juqueriquerê.

[1]

  1. Albuquerque, por Sammara (31 de outubro de 2017). «Revitalização do Rio Juqueriquerê visa reduzir alagamentos em Caraguatatuba». FocaNaWeb. Consultado em 25 de agosto de 2020