Rio Tâmega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Tâmega
Rio Tâmega
O rio Tâmega, em Chaves.
Mapa
Mapa
Comprimento 145 km
Nascente Serra de San Mamede, Galiza, Espanha
Altitude da nascente 960 m
Foz Douro
País(es) Espanha, Portugal Portugal

O rio Tâmega (Támega em galego) é um rio internacional, que nasce na Serra de San Mamede, província de Ourense, (Galiza, Espanha) e desagua nas localidades de Entre-os-Rios e Torrão no rio Douro.

Entra em Portugal pela extensa veiga de Chaves, vale estrutural (linha de fractura, Verin-Régua), inactivo do ponto de vista sísmico. Este é de abatimento e dissimétrico, conservando ainda o testemunho sedimentar de importante fase lacustre. O rio Tâmega, seguindo sempre uma direcção Norte-Sul, serve de fronteira internacional numa extensão de cerca de 2 quilómetros.

Percurso[editar | editar código-fonte]

Na primeira parte do seu curso em Portugal,ficam-lhe a Este as alturas do Brunheiro (919 metros) e a Oeste os vários degraus que formam a serra do Larouco. Em Portugal, o Tâmega, banha a cidade de Chaves, as Terras de Basto (Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena) passa por Amarante e Marco de Canaveses, desaguando finalmente no Douro nas localidades de Entre-os-Rios e Torrão.[1] Estabelece a fronteira entre os concelhos de Boticas e Vila Pouca de Aguiar.

Afluentes[editar | editar código-fonte]

Regime do rio[editar | editar código-fonte]

Amarante Rio Tâmega
Amarante Rio Tâmega

Devido às irregularidades do regime pluviométrico na área da sua bacia, o qual apresenta grandes variações anuais, originam-se consequentemente irregularidades no seu regime e no dos seus ribeiros. Assim,no fim do Verão, devido ao estio prolongado, a água corrente escasseia, originando-se grande degradação na sua qualidade. Pelo contrário no Inverno, com a abundância de precipitação e a fusão das neves que caem nas serras próximas, os caudais engrossam, transbordando por vezes. Senão, repare-se nas inúmeras referências marcadas em paredes de casas ribeirinhas ao Tâmega.

Aproveitamento Hidroeléctrico[2][editar | editar código-fonte]

No Tâmega, o Centro de Produção do Douro possui um aproveitamento hidroelétrico - Barragem de Torrão (Marco de Canaveses) - construído em 1988, com uma potência instalada de 146 MW e uma produção média anual de 228 GWh estando ainda previstos novos empreendimentos em Vidago e Amarante.

Sistema Eletroprodutor do Tâmega[editar | editar código-fonte]

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos levados a cabo na Europa nos últimos 25 anos e contempla a construção de três aproveitamentos hidroelétricos na região do Alto Tâmega: Gouvães (bombagem), Daivões (turbinação) e Alto Tâmega (turbinação).

As barragens deverão estar concluídas em 2023 e o maior volume de trabalhos concentra-se entre os anos 2018 e 2020.

Estão previstos 1.500 milhões de euros de investimento e a criação de 13.500 empregos diretos e indireto durante o período de maior volume dos trabalhos (2018-2020). O complexo contará com uma potência instalada de 1.200 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.800 gigawatts hora (GWh), ou seja, 4% do consumo elétrico de Portugal.

Características básicas do escoamento da bacia vertente do Rio Tâmega[2][editar | editar código-fonte]

Sup. total da bacia
(1000 km²)
Estação Sup. da bacia
(1000 km²)
N.º de anos de registo Escoamento anual
(1000 milhões de )
Caudal médio
(/s)
Caudal específico
(l/s/km²)
3,2
P.te Canavezes
3,2
33
médio: 2,2
máximo: 4,8
mínimo: 0,77
relação máximo/mínimo: 6
69
22

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Rio Tâmega». Infopédia online. Consultado em 27 de Janeiro de 2014 
  2. a b «Barragem do Torrão». INAG. Consultado em 27 de Janeiro de 2014. Arquivado do original em 17 de outubro de 2012 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rio Tâmega
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.