Robert Wyatt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robert Wyatt
Robert Wyatt, 2006
Informação geral
Nascimento 28 de Janeiro de 1945 (69 anos)
Origem Bristol
País  Reino Unido
Género(s) Canterbury
Jazz
Pop
Período em atividade 1963 – actualmente
Gravadora(s) Columbia; Domino; Thirsty Ear; Virgin

Robert Wyatt, nascido Robert Ellidge (Bristol, 28 de Janeiro de 1945) é um músico inglês da cena de Canterbury, e ex-membro das bandas Soft Machine e Matching Mole.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Quando adolescente, viveu com seus pais em uma casa de hóspedes de quatorze quartos na Geórgia, chamada Wellington House, em Lydden, próxima a Cantuária. Lá ele recebeu aulas de bateria do baterista de jazz americano George Niedorf.

Em 1962, Wyatt e Niedorf se mudaram para Majorca onde ficaram com o poeta Robert Graves. No ano seguinte, Wyatt retornou à Inglaterra e se juntou ao Daevid Allen Trio com Daevid Allen e Hugh Hopper. Em seguida Allen foi para a França formar o Gong (gongo), e Wyatt e Hopper formaram a banda Wilde Flowers (flores selvagens) com Richard Sinclair, Kevin Ayers e Brian Hopper. Wyatt foi inicialmente o baterista dos Wilde Flowers, mas com a saída de Ayers, ele se tornou o vocalista principal.

Soft Machine e Matching Mole[editar | editar código-fonte]

Em 1966, a banda Wilde Flowers acabou, e Wyatt e Mike Ratledge formaram a banda Soft Machine (máquina mole) com Ayers e Allen. Ali Wyatt tocava bateria e cantava, uma combinação incomum para uma banda de rock.

Em 1970, após turnês caóticas, três discos e crescentes conflitos internos na Soft Machine, Wyatt lançou seu primeiro álbum solo, The End of an Ear (o fim de uma orelha), que combinou seus talentos vocais e multi-instrumentais com efeitos de fita.

Um ano depois, Wyatt saiu da Soft Machine e, além de participar da bigband Centipede (centopéia), formou sua própria banda chamada Matching Mole (um trocadilho com "machine molle", que em francês significa máquina mole), com uma proposta voltada À música instrumental. Depois de dois discos e um disco em conjunto com outros artistas, o Matching Mole estava próximo de embarcar em um terceiro disco quando, em 1º de junho de 1973, durante uma festa, Wyatt pulou de uma janela do terceiro andar. Como consequência, ele ficou sem os movimentos da cintura para baixo (paraplégico) e confinado a uma cadeira de rodas.

Carreira a solo[editar | editar código-fonte]

A lesão levou Wyatt a abandonar o projeto Matching Mole, e a desistir da bateria. Ele começou uma carreira solo, e com uma série de músicos de estúdio (incluindo Mike Oldfield, o poeta Ivor Cutler and Fred Frith, guitarrista de Henry Cow), ele lançou seu aclamado álbum solo chamado "Rock Bottom" (expressão em inglês que significa "no fundo do poço"). Ainda no mesmo ano ele lançou um single com uma versão cover de "I'm a Believer" (sou um crente), que alcançou a posição 29 nas paradas inglesas. Aconteceram várias discussões pesadas com o produtor do Top of the Pops com relação a seu desempenho em "I'm a Believer", tendo como base que sua aparência em uma cadeira de rodas "não era apropriada para os olhos de uma família". O produtor queria que Wyatt aparecesse em uma cadeira normal. Wyatt venceu a discussão: "perdeu a calma mas não a cadeira de rodas" (da expressão em inglês 'lost his rag but not the wheelchair'), e fez sua próxima apresentação ainda contrariado.

O disco solo seguinte de Wyatt, Ruth Is Stranger Than Richard (Ruth é mais estranha que Richard), foi mais voltado para o jazz, com influências jazzísticas e de música africana. Entre os músicos convidados estavam Brian Eno tocando guitarra e sintetizador. Rock Bottom e Ruth Is Stranger Than Richard foram produzidos por Nick Mason do Pink Floyd e Wyatt iria no futuro fazer o vocal principal no disco solo de Nick Mason de 1981 chamado Fictitious Sports (esportes fictícios) (o primeiro álbum solo do baterista do Pink Floyd, com letras de Carla Bley).

Ao longo do resto dos anos 70, Wyatt participou bastante do meio musical, trabalhando com artistas como Henry Cow, Hatfield and the North, Carla Bley e Michael Mantler. Seu trabalho solo durante o início dos anos 80 foi cada vez mais político, e Wyatt se tornou um ativista e patrocinador do partido comunista da Inglaterra. Em 1983, sua interpretação da canção contrária a Guerra das Malvinas chamada "Shipbuilding" (construção de navios) de Elvis Costello, a última de uma série de versões cover políticas, chegou ao número 35 nas paradas de sucesso inglesas.

No final da década de 1980, após participar de outros trabalhos, ele e sua esposa Alfreda Benge passaram um período na Espanha, retornando em 1991, quando lançou o disco Dondestan (que em espanhol quer dizer "onde estão"), considerado por muitos como seu melhor trabalho desde Rock Bottom. Seu álbum Shleep, de 1997, também foi bem aclamado.

Wyatt participou do assombroso "Masters of the Field" (mestre dos campos), assim como no "The Highest Gander" (o olhar mais nobre), "La Forêt Rouge" (a floresta vermelha) e "Hors Champ" (cavalo campeão) da trilha sonora do aclamado filme Winged Migration (Migração Alada), de 2001. Ele pode ser visto na seção de extras do DVD, e é elogiado pelo compositor do filme, Bruno Coulais, como sendo uma grande influência de sua juventude.

Em 2001, Wyatt foi curador do festival de Meltdown, e cantou "Comfortably Numb" durante a apresentação de David Gilmour no festival, gravada no DVD "David Gilmour in Concert".

Em 2003, lançou o álbum Cuckooland (terra dos cucos) que foi indicado para o prêmio Mercury Music.

Em 2004, Wyatt participou canção "Submarine" da cantora Björk, que foi lançada no quinto álbum dela, Medúlla.

Em 2006, Wyatt tocou com David Gilmour no novo lançamento de Gilmour, chamado On An Island (em uma ilha), cantando e tocando corneta e percussão em "Then I Close My Eyes" (então eu fecho meus olhos). Wyatt também participou como convidado da série de concertos de Gilmour no Royal Albert Hall, tocando corneta nesta música.

Wyatting[editar | editar código-fonte]

Recentemente o verbo "Wyatting" (Wyattando) apareceu em alguns blogs e revistas musicais, para descrever a prática do uso de faixas estranhas de uma jukebox de um pub para perturbar os frequentadores de outro pub. O nome foi lançado por Carl Neville, um professor de inglês londrino de 36 anos, pois um dos LPs preferidos para esse efeito é Dondestan.

Robert Wyatt afirmou ao jornal The Guardian se sentir muito honrado com a idéia de se tornar um verbo.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ano Projecto Título Tipo Observações
1967 Soft Machine Love makes sweet music Single
1968 Soft Machine Why are we sleeping? Single
1968 Soft Machine The Soft Machine LP
1969 Soft Machine Volume Two LP
1970 Soft Machine Third 2LP
1970 Robert Wyatt The end of an ear LP
1971 Soft Machine Fourth LP
1971 Soft Machine Jet-propelled photographs (At the beginning) LP Gravações efectuadas em Abril de 1967 e produzidas por Giorgio Gomelsky. Estas seriam reeditadas diversas vezes após 1971 sob diferentes designações.
1972 Matching Mole Matching Mole LP
1972 Matching Mole O Caroline/Signed curtain Single
1972 Matching Mole Matching Mole's little red record LP
1974 Robert Wyatt Rock bottom LP
1974 Robert Wyatt The Peel Sessions LP
1974 Robert Wyatt I'm a believer/Memories Single
1974 Robert Wyatt Yesterday man/I'm a believer Single
1975 Robert Wyatt Ruth is stranger than Richard LP
1977 Robert Wyatt Yesterday man/Sonia Single
1977 Soft Machine Triple echo LP Compilação de temas gravados em estúdio.
1980 Robert Wyatt Arauco/Caimanera Single
1980 Robert Wyatt At last I'm free/Strange fruit Single
1981 Robert Wyatt Stalin wasn't stallin'/Stalingrad Single
1981 Robert Wyatt Grass/Trade Union Single
1982 Robert Wyatt The Animals Film EP
1982 Robert Wyatt Nothing can stop us LP Compilação de singles. A edição australiana, de 1983, contém o single "Shipbuilding".
1982 Robert Wyatt Shipbuilding/Memories of you/'Round midnigh EP
1982 Robert Wyatt Shipbuilding/Memories of you Single
1982 Soft Machine Memories LP Igual a Jet-propelled photographs, ainda que o alinhamento siga uma ordem diferente.
1984 Robert Wyatt publicado in progress EP Contém as canções "Biko", "Amber and the amberines", "Yolanda" e "Te recuerdo Amanda”.
1984 Robert Wyatt 4 Tracks EP EP Contém as canções "I'm a believer", "Yesterday man", "Team spirit" e "Memories”.
1984 Robert Wyatt with the SWAPO Singers The wind of change/Namibia Single
1984 Robert Wyatt The age of self/Raise your banners high Single
1985 Robert Wyatt Old rottenhat LP
1987 Robert Wyatt Chairman Mao Single
1987 Soft Machine Soft Machine LP Compilação apenas editada em Espanha.
1988 Soft Machine Live at the Proms LP Gravações efectuada ao vivo em 1970.
1990 Soft Machine The Peel sessions LP Gravações efectuadas entre 1969 e 1971.
1990 Soft Machine The Peel sessions LP Gravações efectuadas entre 1969 e 1971.
1990 Soft Machine Live LP Disco ao vivo gravado entre 1969 e 1970.
1990 Soft Machine As if… LP Gravações efectuadas entre 1969 e 1971.
1991 Robert Wyatt Dondestan LP
1992 Robert Wyatt A short break EP Contém as canções "Short break", "Tubab", "Kutcha", “Venti Latir” e "Unmasked”.
1993 Soft Machine BBC Radio One Live in concert LP Gravação efectuada ao vivo em 1971.
1994 The Wilde Flowers The Wilde Flowers LP Gravações efectuadas entre 1965 e 1969.
1994 Soft Machine Soft Machine (Live & Demos) LP Gravações efectuadas entre 1967 e 1969.
1994 Matching Mole BBC Radio 1 Live in concert 1994 LP Gravação efectuada ao vivo em 1972.
1995 Soft Machine Live at the Paradiso 1969 LP Gravação efectuada ao vivo em 1969.
1996 Soft Machine Spaced LP Disco ao vivo gravado em 1969.
1996 Soft Machine Live at The Paradiso LP Gravação efectuada ao vivo em 1969.
1997 Robert Wyatt Shleep LP
1997 Robert Wyatt Free will and testament/The sight of the wind Single
1997 Robert Wyatt Heaps of sheeps/A sunday in Madrid Single
1998 Robert Wyatt Dondestan (Revisited) LP
1998 Soft Machine Live 1970 LP Gravações efectuadas ao vivo em 1970.
1998 Soft Machine Virtually LP Gravação efectuada ao vivo em 1971.
1999 Robert Wyatt EPs 5LP Caixa que reúne todos os singles editados até essa altura.
2000 Soft Machine Noisette LP Gravação efectuada ao vivo em 1970.
2001 Soft Machine Turns on, vol. 1 LP Gravações efectuadas ao vivo em 1967 e 1968.
2001 Matching Mole Smoke signals LP Gravações efectuadas ao vivo em 1972.
2001 Soft Machine Turns on, vol. 2 LP Gravações efectuadas ao vivo em 1967 e 1968.
2001 Soft Machine Anthology 1963-1970 LP Gravações efectuadas ao vivo em 1969.
2002 Matching Mole March LP Gravações efectuadas ao vivo em 1972.
2002 Robert Wyatt Airplay EP Contém as canções "Fridge", "When access was a noun", "Salt-Ivy" e "Signed curtain".
2002 Soft Machine Backwards LP Gravações efectuadas ao vivo entre 1968 e 1970.
2002 Soft Machine Facelift LP Gravação efectuada ao vivo em 1970.
2003 Robert Wyatt Solar flares burn for you LP Gravação efectuada ao vivo em 1975.
2003 Robert Wyatt Cuckooland LP
2003 Soft Machine BBC Radio 1967-1971 LP Gravação efectuada ao vivo entre 1967 e 1971.
2003 Soft Machine Kings of Cantuária LP Gravações efectuadas ao vivo em 1970.
2004 Soft Machine Somewhere in Soho 2LP Gravação efectuada ao vivo em 1970.
2004 Soft Machine Breda Reactor 2LP Gravação efectuada ao vivo em 1970.
2004 Robert Wyatt His greatest misses LP Compilação.
2005 Soft Machine Out-Bloody-Rageous 2LP Compilação compreendendo o período entre 1967 e 1973.
2005 Robert Wyatt Theatre Royal Drury Lane LP Gravação efectuada ao vivo em 1974.
2006 Soft Machine Grides 2LP Gravação efectuada ao vivo em 1971.
2006 Soft Machine Middle Earth Masters LP Gravações efectuadas ao vivo em 1967 e 1968.
2007 Robert Wyatt Comicopera LP
2007 Matching Mole On the radio LP Gravações efectuadas em 1972.
2008 Robert Wyatt A retrospective sampler LP Compilação promocional da Domino.
2009 Soft Machine Live at Henie Onstad Art Centre 1971 LP Gravação efectuada ao vivo em 1971.
2009 Robert Wyatt Radio Experiment Rome, February 1981 LP Gravação efectuada ao vivo em 1981.

Participações[editar | editar código-fonte]

Ano Projecto Título Tipo Contributo
1968 Eric Burdon & The Animals Love is LP Voz em “River deep, mountain high”.
1969 Eire Apparent Love is LP Voz em “The clown”.
1968 Eric Burdon & The Animals River deep, mountain high LP Voz em “River deep, mountain high”.
1969 Kevin Ayers Joy of a toy LP Bateria e percussão em vários temas.
1970 Kevin Ayers Kevin Ayers and The Whole World LP Voz nos temas “Colores para Dolores” e “Clarence in Wonderland”.
1970 Gong Banana Moon LP Voz, guitarra e bateria em vários temas.
1970 Syd Barrett The madcap laughs LP Bateria em todos os temas.
1971 Lol Coxhill Ear of the beholder LP Bateria em todos os temas.
1971 Centipede Septober energy LP Bateria em todos os temas.
1971 The Keith Tippett Group Dedicated to you, but you weren't listening LP Bateria e voz em “Five after dawn”.
1972 Kevin Ayers Whatevershebringswesing LP Voz em “Whatevershebringswesing”.
1972 New Violin Summit New Violin Summit LP Bateria em vários temas.
1972 Don 'Sugar Cane' Harris Sugar can got the blues LP Bateria em todos os temas.
1973 Kevin Ayers Bananamour LP Voz em “Hymn”.
1973 Hatfield & The North Hatfield & The North LP Voz em “Calyx”.
1974 Lol Coxhill/Steve Miller The story so far…Oh really LP Voz e percussão em “Soprano derivato/Apricot jam”.
1974 Kevin Ayers/John Cale/Brian Eno/Nico June 1, 1974 LP Bateria em vários temas.
1974 Brian Eno Taking tiger mountain (By strategy) LP Bateria em todos os temas; voz em “Burning airlines give you so much more”, “Put a straw under baby” e “The true wheel”.
1975 Phil Manzanera Diamond head LP Voz em “Frontera”.
1975 Phil Manzanera Frontera/Same time next week Single Voz em “Frontera”.
1976 Jan Steele/John Cage Voices and instruments LP Voz em “Experiences No.2” e “The wonderful widow of eighteen springs”.
1976 Henry Cow Concerts 2LP Voz em “Bad alchemy” e “Little red riding hood hits the road”.
1976 Michael Mantler The happless child LP Voz em todos os temas.
1976 Kevin Ayers Odd ditties LP Bateria em “Soon soon soon”
1977 Michael Mantler Silence LP Voz e percussão em todos os temas.
1977 Brian Eno Before and after science LP Percussão em “Kurt's rejoinder” e “Through hollow lands”.
1978 Brian Eno Ambient #1 Music for airports LP Piano em “1/1”.
1980 Kevin Coyne Sanity stomp 2LP Percussão e teclados em vários temas.
1980 Hatfield & The North Afters LP Voz em “Calyx”.
1981 Nick Mason Fictitious sports LP Voz em vários temas.
1981 Nick Mason Fictitious sports promotional Single Voz em “Hot river”.