Roland Levinsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Roland Levinsky
Roland Levinsky
Nascimento 16 de outubro de 1943
Bloemfontein
Morte 1 de janeiro de 2007 (63 anos)
Wembury
Cidadania África do Sul
Alma mater
  • Grey College
  • William Ellis School
Ocupação acadêmico, escritor
Empregador(a) University College London, Universidade de Plymouth
Causa da morte enfarte agudo do miocárdio

Roland Levinsky (Bloemfontein, África do Sul, 16 de outubro de 1943 - Wembury, Devon, Inglaterra, 1 de janeiro de 2007) foi um pesquisador académico em biomedicina e um alto administrador universitário. O seu último posto, o qual desempenhava na época da sua morte, era o de vice-reitor da Universidade de Plymouth no Reino Unido.

Levinsky nasceu na África do Sul, filho de pais judeus. O seu pai emigrou da zona da Lituânia/Polónia para a África do Sul para escapar de perseguições; muitos dos seus parentes morreram em campos de morte. O Professor Levinsky anotou que "o pai foi um comunista e nós tivemos a nossa cota de raids policiais".

A especialização inicial de Levinsky foi como pediatra, e tornou-se um líder na pesquisa em desordens relacionadas com a Imunodeficiência. Trabalhou durante vários anos no Great Ormond Street Hospital em Londres. Subsequentemente, a partir de 1990, ele serviu como académico e Director de Pesquisa no Institute of Child Health da University College, London, e a partir de 1999 até à sua nomeação para Plymouth, como vice-reitor porBiomedicina e líder da "Graduate School" do colégio. Ele teve creditadas mais de 250 publicações científicas publicadas.

Na sua nomeação para segundo vice-reitor da Universidade de Plymouth em setembro de 2002, Levinsky serviu ele próprio para elevar a universidade desde a sua posição de uma das principais universidades pós-1992 para rival de instituições mais antigas e instituições com pesquisa mais intensiva. Para fazer isso, mostrou-se disposto a tomar decisões impopulares, tais como a contratação de professores universitários (fora da áres da saúde) na própria Plymouth, com a conclusão dos campus em Exeter, Newton Abbot (a antiga Seale-Hayne Agricultural College), e Exmouth (a antiga Rolle College of Education, devendo mudar para Plymouth em 2008). Essas mudanças deram sem dúvida a Plymouth a estrutura das desde há muito estabelecidas universidades britânicas.

O Professor Levinsky morreu aos 63 anos num acidente enquanto enquanto caminhava com a sua esposa num clima tempestuoso, no Dia de Ano Novo de 2007. Ventos fortes fizeram cair cabos de alta tensão perto da sua casa em Wembury, e um dos cabos tocou-lhe provocando-lhe a morte por eletrocussão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]