Rua 31 de Janeiro (Póvoa de Varzim)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rua 31 de Janeiro
Concelho: Póvoa de Varzim
Freguesia(s): UFPVBA
Lugar, Bairro: Bairro Sul
Início: Largo Elísio da Nova
Término: Travessa da Poça da Barca, Rua Alfredo Bastos
Comprimento: 590 m
Abertura: séc. XVII
Designação anterior: Rua da Areia
Toponímia do Grande Porto

A Rua 31 de Janeiro, historicamente denominada Rua da Areia, é uma rua no bairro piscatório da cidade da Póvoa de Varzim em Portugal. A rua 31 de Janeiro é uma destacada rua no bairro, pedonal e de comércio tradicional.

História[editar | editar código-fonte]

A Rua 31 de Janeiro é uma das antigas ruas criadas pelo município poveiro para concentrar a população de pescadores junto ao Porto da Póvoa de Varzim. Rua que se prolongou por bem mais de um quilómetro pelo termo de Vila do Conde. A parte sul da Rua da Areia, para sul da Igreja da Lapa, o povo chamava de Rua de Poça da Barca, onde viveu o Cego do Maio até ao seu falecimento.

A alteração do nome da rua, deve-se à participação poveira na revolta republicana em 31 de Janeiro de 1891, desencadeada como reacção ao Ultimato britânico de 1890 ao qual o monarca português cedeu.

Morfologia urbana[editar | editar código-fonte]

Tal como outras ruas do Bairro Sul, é uma das ruas que corre paralela à Enseada da Póvoa, e com as quais forma uma malha. A rua surge em seguimento da rua João Dias, que surge na Praça da República (Largo de São Roque / Santiago). Prolonga-se pelo termo de Vila do Conde, pelos lugares de Poça da Barca e Caxinas.

Património[editar | editar código-fonte]

  • A Filantrópica (antigo edifício do Montepio)
  • Fachada da casa no n.º 38
  • Fachada da casa no n.º 42 / 42A