Arroz de marisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Arroz de marisco, em Tavira, Portugal
Arroz de marisco a ser servido, em Lisboa, Portugal

Arroz de marisco é um prato tradicional da gastronomia de Portugal, tendo a sua origem na Vieira de Leiria, na região da Marinha Grande. Já no séc. XXI, foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Como o nome indica, este prato é confeccionado com diversos tipos de mariscos. Entre estes, contam-se os camarões, as amêijoas, a sapateira, a lagosta, o mexilhão e o berbigão. As combinações de mariscos utilizadas variam de região para região, consoante as receitas, a disponibilidade e o preço de cada um dos mariscos.

Arroz de marisco em preparação, n’O Grove, Galiza
Preparação:
  • Os mariscos são cozidos em primeiro lugar, aproveitando-se o caldo resultante da cozedura destes para cozer, em seguida, o arroz. A este caldo, é possível acrescentar cabeças de camarões, no caso de estes serem descascados (podem ser apresentados inteiros ou descascados).
  • Antes de proceder à cozedura do arroz, é comum fazer-se um refogado, que pode ser constituído por alho, tomate, cebola e azeite. Em seguida, é adicionado o caldo, onde ser leva a cozer o arroz. Nesta fase, também pode ser adicionado vinho branco.
  • No fim, quando o arroz estiver quase cozido, são adicionados os mariscos previamente cozidos e coentros picados.

O arroz de marisco com tamboril é uma das variações desta receita, que inclui pedaços deste peixe, para além dos mariscos.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arroz de marisco
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]