Rugby Fronteira Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira Sul
RugbyFronteiraSul.png
Nome Rugby Fronteira Sul
Apelido(s) Fronteira Sul
Fundado 2008
Confederação CBRu, FGR
Região Bagé, RS, Brasil
Estádio 3º RC MEC
Presidente Brasil Alexandre Ribas
Liga Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho de Rugby Sevens
2010 Rio Grande do Sul 1º lugar
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Site oficial
sites.google.com/site/rugbyfronteirasul/
Flag of Brazil.svg

O Rugby Fronteira Sul é um clube de Rugby da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil. Fundado no final de 2008 e filiado na Federação Gaúcha de Rugby.

História[editar | editar código-fonte]

A equipe Rugby Fronteira Sul foi criada no final do ano de 2008. Formada na sua maioria por alunos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) a equipe foi crescendo aos poucos, devido ao esporte ser pouco conhecido na cidade e no Rio Grande do Sul.

Vários jogadores oriundos da Unipampa também eram acadêmicos de Engenharia.

No começo de 2009 o Fronteira Sul perdeu alguns jogadores, chegando a treinar com apenas nove atletas, ao ponto de não conseguir formar um jogo-treino aos sábados, apenas treinando sua parte física, técnica e algumas vezes táticas.

O Fronteira Sul, até a metade de 2009, nunca havia jogado contra equipes de outras cidades, apenas com treinos internos, como aperfeiçoamento. Foi neste período que o Rugby Fronteira Sul fez dois amistosos contra equipes tradicionais do Rio Grande do Sul. Contou com apenas sete jogadores e acabou perdendo os dois jogos por pouca diferença, o que deu ânimo ao clube.

O plantel da equipe começou a aumentar e foi possível reunir, depois desses dois amistosos, dezesseis jogadores que, com muito esforço, compareciam praticamente todos os sábados nos treinamentos.

A equipe viu então, a partir daquele momento, que um nova força surgia no Rio Grande do Sul, embora atualmente este pensamento se mostre incorreto.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Difundir e incentivar os valores fundamentais da filosofia do Rugby: união, disciplina, respeito, companheirismo, fraternidade e espírito de equipe.

Promover e participar de torneios e campeonatos de âmbito regional, pensando mais a diante nacionalmente e internacionalmente;

Incentivar e proporcionar aos seus atletas o intercâmbio esportivo entre outros clubes, associações, federações no RS, como forma de aperfeiçoamento técnico;

Desenvolver ações esportivas e sociais para motivar a união de seus atletas e associados.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Categoria Adulto Masculino
  • Rio Grande do Sul Campeão Gaúcho de Rugby Seven (2010) .[1]

Referências

  1. Terceiro Tempo/ClicRBS (24 de outubro de 2010). «Fronteira Sul é campeão gaúcho de sevens» 
  2. Jornal Minuano (30 de novembro de 2009). «Bagé tem a terceira melhor equipe de Rugby Sevens do Estado» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]