San Diego Rugby Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
San Diego
SanDiegoRC.png
Nome San Diego Rugby Club
Apelido(s) San Diego, SDRC
Fundado 2006
Confederação CBRu, FGR
Região Porto Alegre, RS, Brasil
Estádio Estádio Marinha do Brasil
Presidente Brasil Diego Sanchez
Capitão Vitor Kappel
Liga Brasil Copa do Brasil

Mapa Regiao Sul do Brasil (somente).PNG Liga Sul

Rio Grande do Sul Campeonato Gaúcho

2009 Rio Grande do Sul 1º lugar
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Titular 
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Reserva 
Site oficial
www.sandiegorugby.com.br
Flag of Brazil.svg

O San Diego Rugby Club é um clube de Rugby Union da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. É um dos mais tradicionais clubes de rugby do Rio Grande do Sul. Fundado na cidade de Porto Alegre em 3 de março de 2006, a equipe é filiada a Federação Gaúcha de Rugby e a Confederação Brasileira de Rugby. Suas principais conquistas são o bicampeonato da Copa RS em 2013 e 2014, o bicampeonato gaúcho em 2008 e 2009, o vice-campeonato da Copa do Brasil de 2009 e a segunda colocação da Taça Tupi em 2015. Em 2017 conquistou o vice-campeonato gaúcho.

História[editar | editar código-fonte]

No início do ano de 2006, um grupo de amigos decidiram juntar-se todas as terças, quintas e sábados em um pequeno campo de futebol no Parque Moinhos de Vento, localizado no bairro Moinhos de Vento da cidade de Porto Alegre para praticar e expandir as suas técnicas de rugby e fortalecer suas amizades.

O nome San Diego é uma referência ao fundador Diego Diaz, argentino apaixonado por rugby que veio morar no Brasil. As cores verde e preta foram escolhidas a partir do início das atividades do clube em 2006, quando os treinamentos eram realizados à noite nas quadras de areia do Parcão. O verde representa a grama — que deveria haver, mas era ausente no começo — e o preto simboliza a escuridão, já que praticamente não havia iluminação durante os treinos no parque.

Atualmente, o San Diego conta com 76 atletas. São 16 atletas atuando no time feminino e 60 na equipe masculina. Ao total, são quatro categorias: feminina, masculina principal, masculina intermediária e masculina juvenil. Os treinamentos são realizados no Parque Marinha do Brasil nas terças e quintas-feiras. Aos sábados, os trabalhos acontecem no campo da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na Avenida Lucas de Oliveira.

Filosofia[editar | editar código-fonte]

Além do campo existe uma geração próspera, alegre e saudável que é motivada por um esporte que exige autodisciplina, respeito ao adversário e as regras do jogo. É através do Rugby que estes valores são transmitidos! Rugby é um meio para divertir, relacionar e acima de tudo educar. É capaz de fomentar relações, amizades e uniões mais fortes.

O San Diego acredita que o rugby é capaz de transmitir valores importantes. O esporte exige autodisciplina, respeito ao adversário e às regras do jogo. O rugby é um meio para se divertir, se relacionar e, acima de tudo, educar. É capaz de fomentar relações, amizades e uniões mais fortes. É um esporte único, formado pela união de princípios éticos, táticos e técnicos que se aplicam dentro e fora dos campos. O rugby ensina a vencer, a superar as dificuldades e a viver pelos demais. É um meio para unir pessoas e minimizar diferenças, para ver o oponente como um adversário e não como um inimigo. É o meio pelo qual o homem desenvolve seu físico e sua mente. Os princípios do rugby são para toda vida. O San Diego Rugby Club sabe disso e assume a responsabilidade em fazer a diferença.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O clube conta com uma série de parceiros para a manutenção da estrutura de trabalho. A principal parceira é a academia Moinhos Fitness, cujos espaços são utilizados para treinos coletivos em dias de chuva ou quando é necessário. Há também parcerias com profissionais da área da saúde, como uma quiropraxista e fisioterapeutas que apoiam o clube durante os jogos e no atendimento aos atletas após lesões.

Em seu elenco, o San Diego possui diversos atletas que já tiveram destaque no cenário regional e nacional. Na última seleção gaúcha, dez dos 40 convocados foram da equipe porto-alegrense. Na seleção brasileira, o clube teve representantes em diversas categorias:

Bruno Carvalho – principal (2014 e 2015)

Erick Dysiuta – juvenil (2009)

Filipe Ghabril – juvenil (2009)

Gregory Schuster – principal (2009)

Jardel Vetoratto – principal (2015, 2016 e 2017)

Julio Crescente – m23 (2012)

Renato Alves – juvenil m18 (2008 e 2009)

Tiago Gonçalves – juvenil (2012 e 2013)

Vitor Kappel – juvenil (2012 e 2013)

Títulos[editar | editar código-fonte]

Categoria Adulto Masculino

Liga Sul de Rugby 3º lugar 2 vezes (2008, 2009)

Campeonato Gaúcho de Rugby 3º lugar 3 vezes (2010, 2012, 2013), 2º lugar 1 vez (2011,2016)

Torneio Pré Gauchão de Rugby Sevens campeão taça-prata 1 vez (2008)

*(conquistado com o time B)

Categoria Adulto Feminino
Categoria Juvenil Masculino

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Clube
  • No ano de 2010, o clube teve 7 jogadores convocados para a Seleção Gaúcha de Rugby M19, e mais 2 suplentes, para disputar a Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil (Campeonato Brasileiro Juvenil de Rugby de Seleções Estaduais M19).
Atletas
  • Em 2008, Renato Alves Möllerke foi o primeiro atleta do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira que disputou e conquistou o Título Sul Americano B M18.
  • Em 2010, Mariano Shigihara Lima recebeu o prêmio de melhor jogador do Torneio Pré Gauchão de Rugby Sevens.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]