São Lourenço em Dâmaso (título cardinalício)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Lourenço em Dâmaso
        Brasão de Antonio María Rouco Varela
Título presbiterial
São Lourenço em Dâmaso
Fachada de San Lorenzo in Damaso
Titular: Antonio María Rouco Varela
criado: 112
criado pelo Papa Evaristo, como São Lourenço no Teatro de Pompeu
Em 5 de julho de 1532, o Papa Clemente VII adjudicou em perpetuidade o título para o vice-chanceler da Igreja Católica Romana, regra que vigorou até 1973.
Dados do Anuário Pontifício

O título cardinalício de São Lourenço no Teatro de Pompeu foi criado pelo Papa Evaristo em cerca de 112 e foi confirmado pelo Papa Dâmaso I, que supostamente ocupou este título como cardeal, em 366.

O título continuou a aparecer nas listas dos séculos VI, VII até o Século XII, quando finalmente passou a ser chamado de São Lourenço em Damaso. Com a bula papal Etsi ad singula de 5 de julho de 1532, o Papa Clemente VII adjudicou em perpetuidade o título para o vice-chanceler da Igreja Católica Romana, independentemente do seu grau de Cardeal (presbítero, diácono ou bispo). Esta regra vigorou até 1973, quando o Papa Paulo VI aboliu o cargo de vice-chanceler.

Sua igreja titular é San Lorenzo in Damaso.

Titulares protetores[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Francesco Ronci e Nicolas de l'Aide de Nonancour foram criados cardeais do Papa Celestino V em 18 de setembro de 1294, Ronci com o título de São Lourenço em Damaso e Nonancour com o título de San Marcello mas com a morte do cardeal Francesco Ronci, Nonancour optou pelo último título. A data precisa em que morreu Ronci não é exata, sabido apenas que é depois de 13 de outubro de 1294. Tudo isso aconteceu enquanto ele estava no processo de conclave que elegeu o Papa Bonifácio VIII. («The Cardinals of the Holy Roman Church - L'Aide» (em inglês)  - «The Cardinals of the Holy Roman Church - Ronci» (em inglês) , visitados em 5 de junho de 2010)