Peregrino de Auxerre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Peregrino)
Ir para: navegação, pesquisa
São Peregrino de Auxerre
Nascimento século III em Roma
Morte 304 em Bouhy, Gália
Veneração por Igreja Católica
Igreja Ortodoxa
Canonização 27 de dezembro de 1726
Festa litúrgica 16 de maio
Atribuições convertendo pagãos; derrubando ídolos; fundando a Catedral de Auxerre[1], às vezes vestido como peregrino, uma referência ao seu nome; com uma cobra[2].
Padroeiro Contra picadas de cobras[1]
Gloriole.svg Portal dos Santos

Peregrino de Auxerre (em latim: Peregrinus; em francês: Saint Pélérin; em italiano: San Pellegrino) foi o primeiro bispo de Auxerre e o responsável pela construção da catedral da cidade. Uma tradição local afirma que ele era um padre romano nomeado pelo papa Sisto II para evangelizar a região a pedido dos cristãos daquela parte da Gália. Peregrino pregou em Marselha, Lyon e converteu a maioria dos habitantes de Auxerre ao cristianismo[3].

História[editar | editar código-fonte]

Segundo o Martyrologium Hieronymianum, Peregrino foi torturado e decapitado em Vico Baiaco (Bouhy), na moderna Nièvre, durante as perseguições de Diocleciano.

Seu leitor, Joviniano, que também é venerado como santo, também foi martirizado[4]. Entre outros companheiros mortos estão Marso, seu sacerdote, Corcôdomo, seu diácono, e Joviano, seu sub-diácono[2].

Veneração[editar | editar código-fonte]

Historiadores postulam que Peregrino provavelmente não foi bispo, mas apenas um missionário enviado para evangelizar a zona rural da região. No século IX, clérigos de Auxerre criaram seu mártir local como sendo o primeiro bispo da cidade[1].

No século VII, algumas de suas relíquias foram transladadas da Abadia de Saint-Denis[2]. O papa Leão XIII ordenou a construção da igreja de San Pellegrino in Naumachia, dedicada a São Peregrino, em Roma, perto do Hospitale Francorum'', que servia aos peregrinos franceses[2].

Referências

  1. a b c «Saint Pèlerin» (em francês). La cathédrale Saint-Etienne d’Auxerre 
  2. a b c d «San Pellegrino d'Auxerre» (em italiano). Santi i Beati 
  3. «Saint Peregrine» (em inglês) 
  4. «Saint Jovinian of Auxerre» (em inglês). Patron Saints Inde 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]