São Salvador de Bastavales

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Salvador de Bastavales
San Salvador de Bastavales
População 240 habitantes
Censo 2013
Área 2,2 km²
Densidade 109,09 hab/km²
Mapa

São Salvador de Bastavales (em galego: San Salvador de Bastavales) é uma paróquia que se localiza no sudeste do concelho corunhês de Brión na comarca de Santiago. Segundo o Instituto Galego de Estatística em 2013 tinha 240 habitantes (128 mulheres e 112 homens) distribuídos em 5 entidades de povoação, o que supõe um aumento em relação ao ano de 1999 quando tinha 242 habitantes.[1]

História[editar | editar código-fonte]

No lugar de Cirro descobriu-se na década de 1960 uma vila romana. Foram encontrados restos do hypocaustum (forma de calefacção) com pavimentos de baldosas de barro vermelhas e o começo das pilastras de tijolo quadrado.

No ano de 1851 São Salvador de Bastavales deixou de existir como paróquia, sendo repartida entre São Julião de Bastavales (os lugares de Soutullos e São Salvador) e Santa Maria dos Anjos (o resto dos lugares).

No ano de 1908 já existia o Centro Social, Agrícola e Pecuário de Bastavales. Em 1933 constitui-se o Sindicato Republicano agrícola e pecuário de São Julião e São Salvador de Bastavales, que contava com sede própria no lugar de Soutullos. O edifício foi restaurado recentemente pelo concelho.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Vieites, Elixio (1 de outubro de 2011). «Igrexa de San Salvador de Bastavales» (em galego). Património Galego 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre São Salvador de Bastavales
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.