Sérgio Roveri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sérgio Roveri
Sérgio Roveri em novembro de 2010.
Nascimento
Jundiaí

Sérgio Roveri (Jundiaí, estado de São Paulo) é um jornalista e dramaturgo brasileiro. Como jornalista trabalhou no Jornal da Tarde e há cerca de três anos vem escrevendo peças de teatro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sua primeira peça teatral foi Vozes Urbanas, à qual se seguiu Horário de Visita, um drama familiar que marcou a volta de Alberto Guzik para os palcos como ator, este um festejado diretor de teatro, professor, escritor e também jornalista.

A terceira peça de Sérgio Roveri, O Encontro das Águas[1], fez longa carreira de sucesso, tendo recebido diversos prêmios em Festivais de Teatro. Nessa peça despontaram os atores José Roberto Jardim e Pedro Henrique Moutinho, sob a direção de Alberto Guzik.

Seguiram-se a estas várias outras peças, algumas das quais já encenadas, outras ainda inéditas, ou que foram até agora objeto apenas de leituras dramáticas, como A Vida que pedi, adeus e O Funil do Brasil, esta última também lida dramaticamente no Auditório da Folha de S.Paulo, sob a direção de Paulo Autran.

Em seguida vieram a comédia O Eclipse, que foi aplaudida por Jô Soares e lotou o espaço 2 d'Os Satyros, na Praça Rooselvet, em São Paulo. E mais recentemente Abre as Asas Sobre Nós, livremente inspirada no pungente conto Bárbara, de Dráuzio Varela, e que também fez temporada no Espaço 2 d'os Satyros. Avesso a badalações, o cânone do teatro nacional, Antunes Filho, aplaudiu efusivamente o espetáculo afirmando: é uma das grandes promessas da nova geração de dramaturgos.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 1º lugar no Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005 - Peça "Com vista para dentro"
  • 5º Prêmio "Cidadania em Respeito à Diversidade"" - Peça - "Horário de visita"
  • Prêmio Diversidade e Cidadania - Peça - "Horário de visita"
  • Prêmio Shell de Teatro - Melhor Autor pelo texto de "Abre as Asas Sobre Nós"

Publicações[editar | editar código-fonte]

Sérgio Roveri é também autor do livro Gianfrancesco Guarnieri: um Grito Solto no Ar[2] da editora Imprensa Oficial SP. Neste livro o autor traça um perfil de Guarnieri e conta uma pouco da história de vida deste que foi um dos maiores atores brasileiros.

Participa também do livro Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século publicado pela editora Ateliê.

Referências

  1. «""O Encontro das Águas", texto de Sérgio Roveri, estreia nesta quarta"!». Folha Online. 23 de maio de 2009. Consultado em 14 de novembro de 2016 
  2. Sergio Salvia Coelho (28 de agosto de 2004 mn). «'Em biografia, Guarnieri evita o status de mito dos palcos'». Folha de S.Paulo. Consultado em 14 de novembro de 2016  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.