Sökarna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sökarna
 Suécia
1993 •  cor •  108 min 
Género acção, drama, crime
Direção Peter Cartriers
Daniel Fridell
Elenco Liam Norberg
Ray Jones IV
Thorsten Flinck
Jonas Karlsson
Musse Hasselvall
Idioma sueco

Sokarna é um filme sueco de 1993, dos gêneros drama, ação e policial, dirigido por Daniel Fridell e Peter Cartriers.[1]

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Três amigos rebeldes que crescem juntos em Estocolmo, Suécia, no início dos anos 1990, têm uma paixão por dinheiro e crime. O sonho deles é ter dinheiro e viver a vida de uma super estrela. Para conseguirem este estilo de vida extravagante, eles cometem certos delitos menores, roubos, e outros crimes violentos; especialmente contra os skinheads, um grupo Nazi/racista cujo movimentos teve o seu surgimento nos princípios dos anos 90, na Suécia.

Após participarem de um roubo a um armazém de roupas, Joakim Vanas (interpretado por Liam Norberg) é apanhado e julgado a cumprir alguns anos na penitenciária sueca. Na cadeia, Joakim é exposto à brutalidade dos reclusos, e associa-se com um criminoso de mau caráter, de nome Tony, que o introduz ao consumo da cocaína.

Pouco após terem sido libertos da cadeia, Joakim e Tony voltam a formar uma equipe com os antigos amigos de Joakim, e começam a cometer mais crimes violentos: assaltos a bancos e distribuição de drogas. Os amigos rapidamente se tornam ricos e gastam milhares de dólares em roupas da Versace, champanhe, drogas e mulheres.

Após alguns anos de muitas mulheres e de muita erva consumida, começam então a pagar pelo seu estilo de vida esplêndido. Os amigos tornam-se dependentes de cocaína e heroína. Em um determinado momento começam a desconfiar uns dos outros e, como consequência, discutem sobre a divisão de lucro do comércio da droga, e Tony sequestra Helen, namorada de longo tempo de Joakim. Quando Joakim se torna ciente do sequestro de Helen, ele começa a procurar por Tony.

O fim acaba em um confronto mortal entre Tony e Joakim. O protagonista sobrevive após o confronto com Tony, mas, alguns minutos mais tarde, morre na tentativa de escapar da polícia.

Referências

  1. «Sökarna» (em inglês). AllMovie. Consultado em 9 de maio de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme sueco é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.