SESI Cidadania

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O SESI Cidadania é um programa social promovido pela Firjan SESI que leva ações e projetos nos segmentos de educação, cultura, saúde, esporte e lazer a 51 territórios em situação de vulnerabilidade social nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói.

Conceito[editar | editar código-fonte]

Criado em agosto de 2010, o programa já realizou cerca de 2,4 milhões de atendimentos.

Além de atender a população, o programa trabalha com pessoas das próprias comunidades, que atuam como "agentes SESI Cidadania", responsáveis por pesquisar e identificar as principais necessidades locais; divulgar, explicar e inscrever os moradores em atividades e cursos  oferecidos pelo programa, estimulando a participação ativa do território

Os principais objetivos do Programa são:

  • Ampliar as oportunidades de qualificação profissional, através dos cursos da Firjan SENAI;
  • Promover atividades sócio esportivas como ferramenta para o desenvolvimento humano;
  • Contribuir para erradicação do trabalho infantil, garantindo atividades e projetos educacionais que estimulem um ambiente de cidadania.

Componentes do programa[editar | editar código-fonte]

Para cumprir seu objetivo, o programa contempla algumas atividades específicas:[i][1]

• Atleta do Futuro:[ii] [2]atividades esportivas para crianças e adolescentes com o objetivo de incentivar a formação de futuros atletas[iii][3], a especialização e o exercício da cidadania.[iv][4]

• Cozinha Brasil: aulas sobre como aproveitar alimentos integralmente e a usá-los de forma saudável, melhorando os hábitos alimentares de milhares de brasileiros.

Cultura: oficinas voltadas para o hip hop, formação de plateia através da disponibilização de programação gratuita, cursos e atividades relativos à área de empreendedorismo cultural, entre outros.[v][1]

Educação básica: divulgação do Pré Enem, com atendimento em comunidades e em unidades da Firjan SESI.

Educação profissional: são cursos gratuitos, oferecidos em unidades fixas ou móveis da Firjan SENAI. Inclui orientação profissional, aulas teóricas e práticas com foco no mercado de trabalho.

• Indústria do Conhecimento: Espaço multimeio, de uso gratuito para a comunidade, com espaço de leitura, jornais, revistas, DVDs, vídeos, acesso a internet, além de oficinas, palestras e atrações culturais. Em 2017, foi lançada no Borel o Espaço Maker, baseado na cultura maker, ou seja, do “Faça Você Mesmo”. É o primeiro do tipo no Rio de Janeiro em uma comunidade. Atualmente estão em funcionamento as seguintes indústrias do conhecimento: Cidade de Deus; Borel; Formiga; Mangueira; Santa Marta; Morro Azul; Providência; Prazeres.

• Programa SESI Terceira Idade: visa incentivar um estilo de vida ativo e saudável por meio de atividades gratuitas para pessoas com mais de 50 anos.

• Programa SESI em Ação: ações pontuais para atendimento gratuito a moradores de uma determinada comunidade. São realizadas atividades como recreação, documentação, inscrições em cursos, oficinas, escovação preventiva, entre outros.

• SESI Empreender: projeto com foco em identificar potenciais empreendedores em comunidades com vulnerabilidade social e oferecer cursos gratuitos para estimular o empreendedorismo como ferramenta de geração de trabalho e renda.

• SESI Faça Acontecer: seleção de pequenos e microempreendedores de comunidades para participar de turmas com foco em desenvolver e ampliar a capacidade de planejamento estratégico, por meio de aulas que abordam temas empresariais.


Comunidades:

  • Rio de Janeiro: Adeus Baiana, Água Branca, Andaraí, Arara Mandela, Babilônia/Chapéu Mangueira, Barreira do Vasco/Tuiuti, Borel, Caju, Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, Cerro Corá, Chatuba, Cidade de Deus, Alemão, Coroa/Fallet/Fogueteiro, Escondidinho/Prazeres, Fazendinha, Fé/Sereno, Formiga, Jacarezinho, Jardim Batan, Macacos, Mangueira, Manguinhos, Morro Azul, Nova Brasília, Parque Proletário, Providência, Rocinha, Salgueiro, Santa Marta, Santa Cruz, São Carlos, São João, Tabajara/Cabrito, Turano, Vidigal, Vila Cruzeiro, Vila Kennedy.
  • Duque de Caxias: Mangueirinha
  • Niterói: Morro do Céu, São José, Santo Inácio, Preventório, Cavalão, Souza Soares, Vital Brasil, Morro do Arroz, Morro do Estado, Vila Ipiranga, Holofote.

Histórico

O SESI Cidadania é um programa social, realizado inicialmente nas comunidades com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)[vi][5] do Rio de Janeiro.[vii] [6]O programa da Firjan, instituição que representa a indústria do estado do Rio, chegou a atuar em 54 comunidades da capital, de Niterói e também de Mesquita, município da Baixada Fluminense. O SESI Cidadania, entretanto, se mantém ativo em 51 comunidades.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Crianças de comunidades pacificadas no Rio expõem fotos no Palácio do Catete». Agência Brasil. 4 de março de 2015. Consultado em 23 de fevereiro de 2021 
  2. «Rio Premium e Brasileiro Master agitam Jiu-Jitsu carioca; confira». Lance!. Consultado em 23 de fevereiro de 2021 
  3. «FJJD-Rio encerra temporada de 2019 do Circuito Rio Mineirinho em alto nível com superlutas e GPs; resultados» 
  4. «Rio Premium e Brasileiro Master agitam Jiu-Jitsu carioca; veja como foi». Extra Online. Consultado em 23 de fevereiro de 2021 
  5. «Sesi Cidadania leva educação, saúde e esporte às comunidades das UPPs». Jornal A Voz da Serra. 16 de agosto de 2010. Consultado em 23 de fevereiro de 2021 
  6. Esteves, Ana Luiza (15 de dezembro de 2015). «PROGRAMA SESI CIDADANIA: avaliação da avaliação de impacto» (PDF). Fundação Cesgranrio. Consultado em 23 de fevereiro de 2021 

Ver também[editar | editar código-fonte]