Salto Ventoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Salto Ventoso
Cascata do Salto Ventoso
Características
Altura 55 m
Localização
País  Brasil
Local Farroupilha
Vista da cascata do Salto Ventoso, por trás, através da sua gruta

Salto ventoso é uma cachoeira com 55 m de queda caindo sobre uma caverna em forma de ferradura, de 200 metros de comprimento por 25 metros de altura. Situa-se no Rio Grande do Sul, no município de Farroupilha, na Linha Muller, Distrito de Nova Sardenha, a doze quilômetros da cidade. Sua principal característica consiste na possibilidade oferecida ao visitante de visualizar a queda por trás da água. Há uma passagem em seu contorno, que tal qual um túnel metade fechado, metade aberto, que permite às pessoas um passeio completo pela cachoeira. Quando o sol bate dentro do boqueirão sobre a fenda da água, e refletem-se várias cores nas paredes da caverna.

Foi palco de gravações do filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, O Quatrilho, de Fábio Barreto, baseado no romance do escritor caxiense José Clemente Pozenato.

O Salto Ventoso também é um dos locais mais procurados pelos praticantes da escalada em rocha. Nas paredes próximas à cachoeira há, aproximadamente, 30 vias de escalada de todos os graus de dificuldade.




Ligações externas[editar | editar código-fonte]