San Antonio (Paraguai)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
San Antonio de Padua
Bandeira oficial de San Antonio de Padua
Brasão oficial de San Antonio de Padua
Bandeira Brasão
Apelido: "San Antonio"
Coordenadas 25° 22' 47" N 57° 36' 35" E
País Paraguai
Departamento Central
Fundado 1903
Intendente Municipal Obdulio Espinoza
População  
  Cidade (2008) 38.933
    Densidade   15/km²
Fuso horário -4 Gmt (UTC)

San Antonio é uma cidade jovem do Paraguai, localizada no Departamento Central. Sua importância data desde antanho, já que durante a época colonial encontrava-se a um custado do Caminho Real que conduzia à cidade de Villeta, hoje em dia goza de um crescimento industrial importante

História[editar | editar código-fonte]

Para alguns dos historiadores, a criação desta comunidade teve lugar durante o governo do Dr. Gaspar Rodríguez de Francia (1814 - 1840), quem estabeleceu um forte para velar a defesa do território nacional. Outros precisam a data de fundação para 1679; com segurança sabe-se que em 1782 os missionários Franciscanos fundaram nesse lugar uma redução (Povo de índios) com donativos de vizinhos de Assunção.

San Antonio foi protagonista da Guerra da Tríplice Aliança já que em seus portos desembarcaram as tropas brasileiras para dirigir-se à histórica Batalha de Ytororó a orlas do ribeiro do mesmo nome.

San Antonio foi fundada pelo cidadão alemão Gustavo Conrado Goetz no ano 1890, quem depois de seu falecimento foi sepultado no cemitério local onde seus restos descansam. Posteriormente San Antonio foi despovoado e no ano 1903 estabeleceu-se ali o cidadão paraguaio Agustín Quiñonez quem promoveu a repovoamento da cidade; a partir desse facto, teve lugar uma refundação. Seguidamente chegaram famílias de origem francesa, italiana, alemã e espanhola. A partir da localização destas famílias na cidade, esta teve um crescimento populacional importante.

A primeira indústria que se estabeleceu na cidade foi o frigorífico “San Antonio” da assinatura norte-americana “Internacional Corporation Product” IPC, a mesma constitui a principal fonte de trabalho da população sanantoniana e outros povos vizinhos. Por lei do 30 de maio de 1917 estabeleceu-se um matadouro para ganhado bovino, suíno e caprino, com instalações para preparar e conservar em frio com procedimentos modernos. No primeiro ano esta assinatura exportou 73.443 engradados de carne conservada e foram adquiridos dois barcos frigoríficos o “Paraguai” e o “Ytororó”. Em seus princípios contava com uma vila para seus operários.

Ali viviam 1.400 famílias aproximadamente, contavam com um banheiro público e um refeitorio comunitário. Diariamente uma potente sirene soava às 2 da madrugada por espaço de 20 min para que os operários pudessem alistar-se e começar os labores às 3 pontualmente. Também contavam com um centro recreativo para os empregados “o Tênis clube”, principal palco dos acontecimentos sociais. Na década dos 60 serviu para a concentração de grandes equipas de futebol da capital como ser Cerro Porteño, Guaraní, Sol de América, Libertad e Sportivo Luqueño.

No ano 1978 a empresa foi fechada. Anos mais tarde, adquiriu a planta industrial Dom Alberto Antebi, as atividades de produção retomaram-se o 12 de janeiro de 1981 com modernas equipas de acordo com as exigências de mercados internacionais, sendo um dos principais clientes Israel. A cidade tinha um hotel cujas instalações contavam com uma sala de cinema e todas as comodidades mínimas para a época.

Em 1926 habilita-se o primeiro porto exportador de frutas, lugar denominado “Porto Naranja” devido ao aprovechamiento que se obtinha das grandes extensões de plantações de frutas.

Entre os anos 1960 e 1965 foi habilitado o porto Petro Mineira para a exploração de pedras que se traziam desde o Cerro Ñemby para o asfalto de Porto Pilcomayo.

Localização[editar | editar código-fonte]

San Antonio está localizada a orlas do rio Paraguai, com latitude 25°38’ e longitude 57°63’ no centro sul a 25 km da capital, Assunção. Limita ao norte com os distritos de Ñemby e Villa Elisa; ao sul com Ypané; ao este com Ñemby e ao oeste com o Rio Paraguai.

Política[editar | editar código-fonte]

O 16 de março de 1981, San Antonio foi ascendido a categoria de cidade, sendo seu primeiro intendente municipal o Sr Lic. Francisco Bogado Caballero (h). O 23 de abril de 1903 o Senado e a Câmara de Deputados sancionam com força de lei a promoção à categoria de Distrito à comunidade de San Antonio.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Sua costa repousam sobre o rio Paraguai, conta com muitos arroyuelos, um dos mas importante é o Ribeiro Guazú que se encontra no Bairro Mbocayaty.

Ademais, a cidade tem orlas sobre o ribeiro Ytororó, cuja costa foram testemunhas da Batalha de Ytororó na Guerra da Tríplice Aliança.

Ycúa San Antonio: esta nascente tem muitas histórias; conta uma lenda que os pretendentes das damas sanantonianas, que vinham a beber água deste ycuá, ficavam encantados e a relação terminava num casal assegurado.

Fauna aquática[editar | editar código-fonte]

Por estar localizada a orlas do rio Paraguai uma de suas actividades mais importantes é a pesqueira, pois o rio conta com diversas classes de peixes entre os que podemos nomear: dourado, pacu, três pontos, corvina, piranha, palometa, anguila de rio, armado, surubim.

Flora[editar | editar código-fonte]

Na cidade pode-se apreciar uma grande variedade de árvores como o tajy ou lapacho, trébol, pino, eucalipto, cedro, laurel, palmeira. A mais importante reserva florestal da zona encontra-se no Parque Ytororó.

Clima[editar | editar código-fonte]

A influência do rio faz que o clima pelas noites e as manhãs sejam frescas e nos dias muito calorosos. Tem uma temperatura que oscila em verão 25 e 36 °C, o inverno 8 e 12 °C.

População[editar | editar código-fonte]

Mais de 50% da população encontra-se entre os 15 e 45 anos.

Homenagem a Dom Benigno Arrua.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Atualmente conta com 17 bairros: San Francisco, Mbocayaty, Povo, San Blas, Ma. Auxiliadora, Naranjaty, Antiga Imagem, San Jorge, Deita Ñu, Achucarro, Cerrito, San Agustín, Amanhecer, As Garzas, A Graça, e Cerrito.

Educação[editar | editar código-fonte]

Conta com importantes centros educativos públicos e privados; as escolas nacionais totalizam 11, e as escolas privadas 10 ,dedicadas ao ensino primária. Também conta com 3 colégios nacionais e 2 privados para o ensino secundário.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Conta com um Centro de Saúde, fundado no ano 1978 pelos senhores Higinio Mendoza e Luis Medina. Realizam-se uma média de 15 partos mensais, os casos clínicos são poucos ainda que atende-se 35 a 40 pacientes por semana e serviço de urgências durante as 24 horas. O Instituto de Previción Social I.P.S conta com uma periférica nesta cidade.

Indústrias[editar | editar código-fonte]

Há numerosas indústrias assentadas nesta jovem cidade. Destacam-se a produção de cana e as curtições. Também empresas de comunicação estão instaladas nesta cidade; companhias de comunicação celular e comunicação radial.

Clubes Desportivos e Outras Organizações[editar | editar código-fonte]

Conta com vários centros desportivos filiados a une-a Regional do Paraguai: Clube Porvenir, Clube Ytororó, Clube Coronel Romero, Clube 1er de Março, Clube União.

Conta com um corpo de Bombeiros Voluntários pertencentes à Companhia 13era; os primeiros bombeiros juraram o 14 de dezembro de 2002. O agrupamento dos Boys Scouts tem sua sede desde 1999.

A segurança de toda a população esta em mãos da Polícia Nacional da Comisaria N° 24.

Clube Ytororó

Meios de Comunicação[editar | editar código-fonte]

Conta com 2 rádios comunitárias: Rádios San Pablo FM, San Antonio FM. Tem serviço de correio e de telecomunicações.

Festa do Padroeiro[editar | editar código-fonte]

A festa de San Antonio desenvolve-se no mês de junho, é muito pitoresca pois realiza-se na praia sobre o rio Paraguai. Celebra-se com grande despliegue de flores, balões coloridos e outros elementos de ornamentação nas ruas. Em horas da manhã celebra-se uma missa solene, realiza-se a Procissão Náutica, com canoas, e outras embarcações bem ornamentadas, que acompanham à imagem do Santo Patrão.

Também se leva a cabo a Expo San Antonio, em onde se expõem as habilidades artesanais de seus habitantes e os produtos das diferentes empresas. Esta exposição também dá lugar aos estudantes dos diversos centros educativos, quem põem a consideração dos visitantes produtos e trabalhos feitos em suas diferentes cátedras escoares como ser ciências, química, e as diferentes oficinas como mecânica, eletricidade, carpintaria e metal (ferraria).

Referências[editar | editar código-fonte]

Departamento de Cultura da Municipalidad de San Antonio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]