Rio Paraguai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Paraguai
Rio Paraguai na altura de Assunção
Bacia hidrográfica do Paraná com a localização do rio Paraguai.
Bacia hidrográfica do Paraná com a localização do rio Paraguai.
Comprimento 2.621 km
Delta Rio Paraná
País(es)  Brasil
 Bolívia
 Paraguai
 Argentina

O rio Paraguai é um curso de água da América do Sul que banha quatro países. Nasce no município de Alto Paraguai no estado brasileiro do Mato Grosso e banha também o estado do Mato Grosso do Sul, sendo afluente do rio Paraná. O rio, ao contrário da percepção popular comum, não define a fronteira Bolívia-Brasil, mas sim parte da fronteira Brasil-Paraguai e da fronteira Argentina-Paraguai.

Em seu percurso inicial (cerca de 50 km) tem o nome de rio Paraguaisinho, mas logo passa a ser conhecido como rio Paraguai, percorrendo um trajeto de cerca de 2621 km até desaguar no rio Paraná.

Dentro do território brasileiro, o rio Paraguai percorre cerca de 1693 km desde as nascentes até a desembocadura do rio Apa. A navegabilidade do rio em terras do Brasil dá-se satisfatoriamente a partir de Cáceres (passando por Corumbá) até a foz do rio Apa. Seu trajeto tem extensão total de cerca de 1323 km.

Seu trajeto no centro do Pantanal é tão sinuoso, e como consequência a sua velocidade é tão lenta, que uma canoa solta em Cáceres demoraria cerca de seis meses[1] para chegar ao oceano Atlântico.

O rio Paraguai é o principal curso de água da sub-bacia do rio Paraguai, uma das doze macrobacias hidrográficas do Brasil.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Paraguai" é valido como um termo originário da língua guarani antiga: significa "rio dos paraguás", através da junção de paragûá (paraguá, uma espécie de psitacídeo) e 'y (rio)[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CARVALHO, N.O. (1984). Hidrologia da Bacia do Alto Paraguai: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO caECONÔMICOS DO PANTANAL (Corumbá, MS: EMBRAPA-DDT).  line feed character character in |title= at position 53 (Ajuda)
  2. NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 371.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Rio Paraguai