San Biagio de Mercato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São Brás do Mercado
San Biagio de Mercato
Campanário de San Biagio de Mercato
Estilo dominante Românico
Início da construção século XI
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Ano de consagração século V
Geografia
País Itália
Região Roma
Local Rione Campitelli
Coordenadas 41° 53' 38.9" N 12° 28' 55.9" E
Notas: Desconsagrada; em ruínas

San Biagio de Mercato ou Igreja de São Brás do Mercado, chamada também de San Biagio de Mercatello ou San Biagio in Mercatello, é uma antiga igreja de Roma, Itália, no rione Campitelli, aos pés da escadaria de Santa Maria in Aracoeli, do lado direito do Vittoriano.

História[editar | editar código-fonte]

Esta igreja era conhecida apenas nome e não se sabia exatamente onde ficava. Na década de 1920, quando começaram as obras para reorganizar a praça no sopé do Monte Capitolino, a igreja de Santa Rita da Cascia in Campitelli foi desmontada para ser remontada na antiga Via del Mare (atual Via del Teatro Marcello); a remoção do edifício revelou os restos de uma ínsula romana, perfeitamente preservada, sobre a qual havia sido construída, na Idade Média, o templo românico dedicado a São Brás (em italiano: San Biagio). Ele foi consagrado certamente antes de 1192, pois a igreja é citada no catálogo Censo Camerario, desta época. Sua construção foi patrocinada pela família Boccabella, incluindo diversas lápides do século XI, abrigadas nas ruínas da igreja.

O nome da igreja é uma referência ao fato de que o mercado ficava bem à frente da igreja na Idade Média. O que restou da igreja são a abside, um afresco ("Deposição da Cruz entre a Virgem Maria e São João", do século XI) e um pequeno campanário românico, construído diretamente sobre as estruturas romanas. Foi diretamente sobre o antigo edifício medieval que, no século XVII, a igreja de Santa Rita of Cascia in Campitelli foi construída.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre San Biagio de Mercato