Sandra Milo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sandra Milo
Sandra Milo (1956)
Nome completo Salvatrice Elena Greco
Nascimento 11 de março de 1933
Tunes, Tunísia
Nacionalidade  Itália
Ocupação Atriz
Outros prêmios
Nastro d'Argento
IMDb: (inglês)

Sandra Milo (Tunes, 11 de Março de 1933) é uma atriz e apresentadora da televisão italiana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida na Tunísia de pai siciliano, debuta no cinema em 1955 ao lado de Alberto Sordi, no filme Lo scapolo, começando a ser conhecida pelo seu aspecto exuberante e vistoso e pela sua voz ingénua e infantil, o que atrai a atenção do público e do mundo do cinema. O seu primeiro papel importante chega no ano de 1959 pela mão do produtor Moris Ergas, com quem posteriormente contrairá matrimónio. O filme Il generale della Rovere era dirigido por Roberto Rossellini e Sandra Milo interpretava o papel de uma prostituta. Em 1961 a sua carreira sofre uma súbita interrupção, depois da apresentação no Festival de Veneza do filme Vanina Vanini de Rossellini, baseado num conto de Stendhal, pessimamente recebido pela crítica e que lhe vale a alcunha de Canina Canini (mais cadela que as cadelas).

Fundamental é o seu encontro com Federico Fellini, que relança a sua carreira em filmes como , de 1963 e Giulietta degli spiriti, de 1965. Pela sua interpretação neste filme recebe o prémio de melhor atriz secundária no Nastro d'Argento. Seguem-se filmes como Frenesia dell'estate (1963) de Luigi Zampa, La visita (1963) de Antonio Pietrangeli e L'ombrellone de Dino Risi (1966).[1]

Da sua atribulada vida sentimental, terá uma filha, Deborah, do produtor Moris Ergas e mais dois filhos do seu casamento com Ottavio De Lollis, que a obrigam a fazer paragens na carreira.

Nos anos oitenta do século XX, começa uma nova carreira na televisão.

Esteve envolvida em várias polémicas.[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.