Santa Maria Addolorata a Piazza Buenos Aires

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora das Dores na Praça Buenos Aires
Santa Maria Addolorata a piazza Buenos Aires
Santa Maria Addolorata a Piazza Buenos Aires
Fachada e o campanário
Tipo
Estilo dominante Bizantina
Arquiteto Giuseppe Astorri
Início da construção 1910
Fim da construção 1930
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Ano de consagração 1930
Website Site oficial
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 55' 05" N 12° 30' 03" E

Santa Maria Addolorata a Piazza Buenos Aires ou Igreja de Nossa Senhora das Dores na Praça Buenos Aires é uma igreja titular e igreja nacional dos argentinos em Roma, Itália, localizada on Viale Regina Margherita e dedicada a Nossa Senhora das Dores.

O cardeal-presbítero protetor do título da Beata Virgem Maria das Dores na Piazza Buenos Aires é Estanislao Esteban Karlic.

História[editar | editar código-fonte]

Santa Maria foi fundada pelo padre argentino monsenhor José León Gallardo com doações feitas por bispos argentinos, iniciando em 9 de julho de 1910, o centenário da independência da Argentina. A senhora Saenz Peña, esposa do presidente da Argentina, esteve presente à cerimônia. A construção levou vinte anos e a igreja foi finalmente inaugurada em 1930. Daí até 1989, foi servida pelos padres mercedários e é atualmente servida pelo clero diocesano de uma comunidade adjacente à igreja.

Um projeto do arquiteto foi Giuseppe Astorri, Santa Maria tem um campanário de sete andares e uma fachada de dois, num estilo que imita a arquitetura paleocristã, com uma imagem central em mosaico do Cordeiro de Deus (Agnus Dei) e os "tetramorfos", os símbolos dos evangelistas, além de quatro palmeiras (simbolizando o paraíso), os rios do Jardim do Éden e símbolos dos doze apóstolos.

O interior foi construído em estilo bizantino, com uma nave e dois corredores, separados por colunas jônicas, um púlpito e um atril cosmatescos e piso de mármore multicolorido (em padrões geométricos, com o brasão da Argentina no centro e uma laje em homenagem ao fundador presenteada pelos cardeais e bispos argentinos durante o Concílio Vaticano II).

Na abside, que fica no extremo leste, está um mosaico de Nossa Senhora das Dores, de Giambattista Conti, e o altar-mor , decorado em ônix e coberto por um baldaquino apoiado por quatro colunas coríntias de granito. O coro está separado da nave por um anel de mármore branco decorado com entalhes e um portão de bronze decorado com o brasão argentino e o da Ordem dos Mercedários.

No altar está ainda uma pequena estátua de Nossa Senhora de Luján, a padroeira da Argentina.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santa Maria Addolorata a Piazza Buenos Aires