Scotiabank Saddledome

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Generalidades
Apelido
The Dome
Endereço
Construção e abertura
Abertura
Utilização
Clubes residentes
Proprietário
Operador
Localização
Coordenadas
Mapa

O Scotiabank Saddledome é um ginásio polidesportivo localizado na cidade de Calgary, na província de Alberta, no Canadá e situa-se a este do local do famoso rodeo Calgary Stampede. É também conhecido por "The Saddledome" ou ainda "The Dome". Abriu em 15 de Outubro de 1983 com o nome de Olympic Saddledome. É a casa do time de hóquei no gelo Calgary Flames da NHL, do time de box lacrosse Calgary Roughnecks da NLL e do time de hóquei no gelo Calgary Hitmen da WHL.

O estádio pode receber 20.100 espectadores, e inclui 76 suítes de luxo, 2 super suítes e 6 restaurantes e bares.

Arquitectura[editar | editar código-fonte]

  • Arquitecto: Graham McCourt
  • Engenheiro: Jan Bobrowski and Partners
  • Custo: 100.000.000 CAD

A chamativa cúpula em forma de sela (saddle dome), que dá o seu nome à estrutura, é um parabolóide hiperbólico invertido. Pensa-se que o original desenho deste estádio ainda detém o título mundial de maior cúpula de cimento em forma de parabolóide hiperbólico. O Saddledome constitui um círculo com um raio de 67.7 m. Construído usando painéis de cimento, o telhado tem um vão de 122 metros que cobre 12.000 metros quadrados, mas tem uma grossura de apenas 60 centímetros.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2010 a banda Guns N Roses fez um show histórico aqui no Scotiabank Saddledome com direito a recorde de publico com 22.000 pessoas, foi sem duvidas o melhor show realizado no Scotiabank Saddledome. No dia 21 de julho de 2012 o Scotibank Saddledome receberá o UFC 149: Faber vs. Barão, o primeiro evento do UFC em Calgary.

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Scotiabank Saddledome

Ver também[editar | editar código-fonte]