Scott Asheton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Scott Asheton
Informação geral
Também conhecido(a) como Rock Action
Nascimento 16 de Agosto de 1949
Origem Washington
País  Estados Unidos
Data de morte 16 de março de 2014 (64 anos)
Gênero(s) Punk,Hard Rock,Rock and Roll
Instrumento(s) Bateria
Período em atividade 1967 - 2011
Gravadora(s) Elektra, Columbia, Virgin
Afiliação(ões) The Stooges, Sonic's Rendezvous Band, Iggy Pop, Sonny Vincent, Destroy All Monsters, Dark Carnival, New Race

Scott "Rock Action" Asheton (16 de agosto de 1949 - 15 de março de 2014[1] ) foi baterista da banda de rock The Stooges, com quem tocou com seus irmão mais velho Ron Asheton, Iggy Pop e (originalmente) Dave Alexander, tendo participado de todos os discos de estúdio da banda.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Durante a separação da banda, ele estava entre os poucos músicos que tocou com Iggy Pop durante a turnê européia de 1978.

Scott Asheton também tocou com Scott Morgan em diferentes bandas (incluindo "The Scott Morgan Band and Scots Pirates"), dentre elas a mais famosa foi Sonic's Rendezvous Band da qual participava o ex-guitarrista do MC5 Fred Smith.

Scott participou da turnê de encontro do Destroy All Monsters, com o pseudônimo de Dark Carnival, e apareceu também em alguns álbum de Sonny Vincent. Entretanto, desde o retorno dos Stooges em 2003[2] Scott trabalhou exclusivamente com a banda.

Em 17 de junho 2011 após um show no Hellfest Festival, Scott sofreu um AVC, o que causou sua despedida dos palcos em apresentações ao vivo. Larry Mullins que já havia tocado com Iggy Pop na década de 90, substituiu Scott para o cumprimento da agenda de shows da banda.[3]

Em 2013 os Stooges lançaram seu último álbum de estúdio, Ready to Die, do qual Scott participou das gravações, mas por seu estado de saúde debilitado não teve condições de fazer turnê com o restante da banda.

Em 15 de março de 2014, Scott morreu aos 64 anos vítima de um ataque cardíaco na cidade de Ann Arbor conforme divulgado por sua filha Leanna Asheton.[4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

com The Stooges

Notas e referências

  1. Scott Asheton, founding Stooges drummer, dies at 64 - Los Angeles Times, 17 de março de 2014
  2. Entrevista com Mike Watt - 16 de dezembro de 2009
  3. Iggy Pop says Stooges drummer almost died this summer 1 de setembro de 2011
  4. Scott Asheton, Drummer in the Stooges, Is Dead at 64 - New York Times, 18 de março de 2014

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.