Sedouikech

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tunísia Sedouikech

سدويكش

 
  Setor  
Mesquita subterrânea de Sedouikech
Mesquita subterrânea de Sedouikech
Mesquita subterrânea de Sedouikech
Localização
Sedouikech está localizado em: Tunísia
Sedouikech
Localização de Sedouikech na Tunísia
Coordenadas 33° 45' N 10° 55' 10" E
País Tunísia
Província Médenine
Delegação Midoun
Características geográficas
População total (2004) [1] 6 280 hab.

Sedouikech (em árabe: سدويكش) é vila situada no centro-sudeste da ilha de Djerba, no sudeste da Tunísia. Como toda a ilha, integra a província (gouvernorat) de Médenine. Em 2004 tinha 6 280 habitantes.[1]

Situa-se na estrada que liga Houmt Souk e a antiga estrada romana que liga a ilha ao continente via El Kantara. O topónimo tem origem no termo berbere Azdyouch, que significa "amo do negro". Juntamente com Guellala, Ajim e Ouirsighen, é uma das aldeias de Djerba onde ainda se usa a língua berbere quotidianamente.

Conhecida pelos seu menzels típicos da ilha, o seu mercado de peixe e oficinas artesanais de tecelagem de , o centro da aldeia foi sempre um lugar de mercado, em redr do qual se desenvolveram progressivamente uma série de lojas fixas (hanout). Atualmente, a aldeia expande-se sobretudo ao longo da estrada para Houmt Souk.

Nos arredores de Sedouikech existe uma das mesquitas subterrâneas ibaditas mais célebres da ilha, a Jemaâ Louta, onde os ibaditas se refugiavam durante os ataques e praticavam o seu culto não ortodoxo por vezes mal visto por outros muçulmanos.

Notas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mesquita subterrânea de Sedouikech
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Sedouikech», especificamente desta versão.
  1. a b «Population, ménages et logements par unité administrative : Gouvernorat : Mednine». www.ins.nat.tn (em francês). Instituto Nacional de Estatística da Tunísia. 2004. Consultado em 12 de agosto de 2012. Cópia arquivada em 12 de agosto de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.