Sentinel (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sentinel é uma Banda Desenhada norte-americana inédita nos países lusófonos, publicada em 12 números pela Marvel Comics na sua linha editorial Tsunami entre 2003 e 2004, sendo republicada em 2004 sob a forma de duas compilações em formatinho na linha editorial Marvel Age[1][2].

Esta série foi criada por Sean McKeever (argumento) e UDON (arte), nomeadamente Eric Vedder, Joe Vriens e Scott Hepburn, contando também a partir do #3 com a arte de Heilig.

Arcos de história[editar | editar código-fonte]

Salvage (6 partes)[editar | editar código-fonte]

Depois de descobrir componentes destruídos em batalha de um Sentinela (um robot gigante perseguidor de mutantes, construído pelo governo), Juston decide utilizar os seus dons tecnológicos para montar de novo o robô. O tempo passado a construir o robô afastou-o um pouco do contacto com os amigos e de Jessie, uma finalista com o namorado na faculdade, pela qual Juston tem uma paixoneta, e cuja relação tem conhecido mais baixos que altos. Por outro lado, o tormento crescente pelo que o fazem passar os finalistas Josh e Greg, fazem Juston atingir o limite.

Com o seu robô gigante de novo operacional, Juston envia-o numa simulação de um violento ataque à sua escola. No momento em que presumivelmente o robô ira descarregar a sua fúria em Josh e Greg, Juston aparentemente derrota a ameaça, como parte do seu plano para se sentir integrado na escola.

Apesar de ninguém ter sido ferido e o plano ter corrido como desejava, os danos materiais e o terror psicológico após o ataque que sofreu a população, fazem Juston sentir-se menos herói do que o consideram. Entretanto, a Comissão de Actividades Super-humanas do FBI inicia uma investigação sobre o incidente.

No Hero (3 partes)[editar | editar código-fonte]

Dado Juston se ter tornado um herói, a popular adolescente Ashley Nichols tenta se envolver emcionalmente com ele, para desconforto de Jessie. Numa tentativa de se sentir melhor consigo próprio, Juston utiliza o seu robô para realizar alguns salvamentos, entre os quais o de um avião caído num lago. Apesar do robô resistir cada vez mais às suas instruções, consegue salvar os sobreviventes do desastre e é inclusivamente salvo de morrer afogado pelo próprio Sentinela, após uma batalha deste com agentes da Comissão de Actividades Super-humanas . Entretanto, as enxaquecas do seu irmão Chris pioram...

Awakening (3 partes)[editar | editar código-fonte]

O Agente Rinehart da Comissão de Actividades Super-humanas descobre o segredo de Juston e Juston também descobre um segredo sobre Rinehart - ele é um mutante que se vê agora obrigado a travar uma luta de morte contra um Sentinela cada vez mais fiel à sua programação original de extermínio de mutantes. Juston tenta salvar Rinehart, mas é este que o salva de ser destruído pelo Sentinela, pagando tal acto com a sua vida e a incapacitação do Sentinela.

Entretanto, Chris tem alta do hospital, com uma plena recuperação, e Juston começa a namorar com Ashley, tudo parecendo um pesadelo já longínquo.

No entanto, uma visita do Agente Walsh, faz Juston perceber que uma vez na posse do Sentinela, a Comissão de Actividades Super-humanas descobrirá o seu segredo novamente. Nessa noite, Juston reactiva um debilitado robô, retirando-o da posse da Comissão de Actividades Super-humanas e foge com o Sentinela ainda em recuperação, com a missão de encontrar a sua mãe, que abandonou o lar anos atrás, através da pesquisa do DNA daquela pelo Sentinela.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Juston Seyfert
  • Sentinela
  • Jessie - amiga de Juston
  • Christopher Seyfert - irmão de Juston
  • Pete Seyfert - pai de Juston e Chris
  • Matt e Alex Anderson - amigos de Juston
  • Brian Rinehart e Walsh - agentes da Comissão de Actividades Super-humanas do FBI
  • Ashley Nichols - namorada de Juston
  • Josh, Greg e Dan - colegas de Juston
  • John, Vernon, Leslie e Molly Pritchard - acidentados no desastre de avião
  • Shelly - namorada de Alex

Incertezas sobre o futuro[editar | editar código-fonte]

O fim de Sentinel #12 deixado propositadamente em aberto por McKeever, quando tudo parecia concluir a narrativa, pode permitir que no futuro aquele ou outro argumentista continuem as aventuras de Juston e do seu Sentinela em revista própria ou integrados em revista alheia. No entanto, até ao momento, não existem novidades nesse sentido.

Referências

  1. Sérgio Codespoti (26 de maio de 2004). «Marvel revela suas novidades mutantes na WizardWorld». Universo HQ. Arquivado do original em 8 de junho de 2009 
  2. Marcus Ramone (8 de novembro de 2005). «O robô Sentinela volta em nova minissérie». Universo HQ. Arquivado do original em 4 de fevereiro de 2010