Saltar para o conteúdo

Sharon den Adel: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 46: Linha 46:
Na canção ''Our Solemn Hour'' ela emite um '''A5''' e em ''Angels'' Sharon alcança o agudo '''Bb5''', assim como na canção ''The Truth Beaneath the Rose'' e um '''B5''' em ''The Other Half (Of Me)'' ao vivo.
Na canção ''Our Solemn Hour'' ela emite um '''A5''' e em ''Angels'' Sharon alcança o agudo '''Bb5''', assim como na canção ''The Truth Beaneath the Rose'' e um '''B5''' em ''The Other Half (Of Me)'' ao vivo.


Sharon alcança notas altas como as de Mariah Carey, como o '''C#6''' em backing vocals e até um '''E7''' em vocalizes, embora não coloque nenhum registro muito agudo em suas canções. O máximo já posto em uma faixa foi um '''G#6''' na faixa ''The Cross'' apesar de não execulta-lo ao vivo emitindo o semi tom '''Bb5'''.
Sharon alcança notas altas como as de Mariah Carey, como o '''C#6''' em backing vocals e até um '''G#6''' em vocalizes(pode ser conferida sua escala no youtube), embora não coloque nenhum registro muito agudo em suas canções. O máximo já posto em uma faixa foi um '''G#6''' na faixa ''The Cross'' apesar de não execulta-lo ao vivo emitindo o semi tom '''Bb5'''.
Sharon tem um timbre bem controlado, pórém em show ao vivo possui uma voz opaca em tons graves e uma fraca sustentação em agudos.
Sharon tem um timbre bem controlado, pórém em show ao vivo possui uma voz opaca em tons graves e uma fraca sustentação em agudos.



Revisão das 00h44min de 10 de outubro de 2010

Sharon den Adel

Sharon den Adel no Evolution Festival em 2006, Itália
Informação geral
Nome completo Sharon Janny den Adel
Nascimento 12 de julho de 1974 (50 anos)
Origem Waddinxveen
País  Países Baixos
Gênero(s) Symphonic metal
Extensão vocal Soubrette
Período em atividade 1997 - atualmente
Gravadora(s) DSFA Records, GUN Records

Sharon Janny den Adel (Waddinxveen, 12 de julho de 1974), é uma cantora holandesa, vocalista da banda de metal sinfônico Within Temptation.

Biografia

Sharon estudou moda, inclusive tendo trabalhado como administradora em uma empresa do setor fashion durante 3 anos, mas foi a música que a levou ao reconhecimento internacional. Foi quando, deixando para trás seu antigo trabalho, trocou a administração e a moda pelo canto.

Oriunda de tradição coral - foi coralista em um grupo coral neerlandês durante um bom tempo -, em 1996, Sharon den Adel, ao lado de seu marido (o instrumentista Robert Westerholt, com quem é casada até hoje), fundou a banda de symphonic metal Within Temptation.

Em seus 12 anos junto do Within Temptation, Sharon já lançou 26 álbuns (uma média de 1 álbum a cada semestre), a saber: os álbuns de estúdio "Enter", de 1997, "Mother Earth", de 2001, "The Silent Force", de 2004, e "The Heart of Everything", de 2007; os EP's "The Dance", de 1998, "Angels", de 2005, "The Howling", "Frozen" e "All I Need", os três de 2007; os singles "Restless", de 1997, "Our Farewell", de 2000, "Ice Queen", de 2001, "Mother Earth" e "Running Up That Hill", ambos de 2003, "Stand My Ground", de 2004, "Memories" e "Angels", de 2005, "What Have You Done", "Frozen", "The Howling" e "All I Need", os quatro de 2007, "Forgiven", de "2008"; e os DVDs "DVD-Single Mother Earth - Live in France", de 2002, "Mother Earth Tour", de 2003, "The Silent Force Tour", de 2005, "Black Symphony", de 2008 e "An Acoustic Night at the Theatre", de 2009.

Ao longo de sua carreira, o Within Temptation já vendeu mais de 1,5 milhão de álbuns, entre CDs e DVDs, não só na Holanda, mas em todo o mundo, firmando-se, hoje, como uma das maiores bandas internacionais de metal sinfônico de todo o globo.

Vida Particular

Sharon é casada com o instrumentista holandês Robert Westerholt, um dos fundadores e guitarristas do Within Temptation.

Em 7 de Dezembro de 2005, Eva Luna Westerholt, a primeira filha de Sharon e Robert, veio à luz, nascida prematura, 8 semanas antes do esperado.

Em 2005, Sharon foi eleita "A Mulher do Ano" (Woman of the Year) pelos leitores da revista inglesa Metal Hammer.

Sharon gosta de cinema, música, culinária, livros e fotografia. Suas cores favoritas são verde, branco, preto, turquesa e rosa. Ela não come carne vermelha, apenas carne branca .

No dia 22 de Fevereiro, Sharon anunciou que está grávida do seu segundo filho que nascerá para meados do Verão, como também se fez saber que não haverá concertos do Within Temptation no ano de 2009 para a preparação do novo álbum que sairá em 2010.

Nasceu no dia 1º de Junho de 2009, Robin Aiden Westerholt, o segundo filho do casal, um menino de 2,360 gramas e 46 centímetros e nasceu após 32 semanas e 6 dias. Duas semanas antes ele fez uma tentativa, mas na segunda-feira fez Sharon dar à luz. Mãe e filho estão bem.

Voz

Sharon é uma Soubrette. Tem o timbre de pouca intensidade, voz clara e ágil, com pouco metal bastante brilhante mas com pouco registro de peito e pouca sustentação nas notas e muito flexível em notas altas. Alcança notas altas com facilidade. Sua extensão é do Mi3 ao Bb5.

Na canção Our Solemn Hour ela emite um A5 e em Angels Sharon alcança o agudo Bb5, assim como na canção The Truth Beaneath the Rose e um B5 em The Other Half (Of Me) ao vivo.

Sharon alcança notas altas como as de Mariah Carey, como o C#6 em backing vocals e até um G#6 em vocalizes(pode ser conferida sua escala no youtube), embora não coloque nenhum registro muito agudo em suas canções. O máximo já posto em uma faixa foi um G#6 na faixa The Cross apesar de não execulta-lo ao vivo emitindo o semi tom Bb5. Sharon tem um timbre bem controlado, pórém em show ao vivo possui uma voz opaca em tons graves e uma fraca sustentação em agudos.

Sharon não recorre a técnica do Falsete em suas canções, apesar do seu timbre de voz Soubrette passar essa impreção, em algumas canções como The Swan Song sua voz soa como voz de uma criança. Diferente da Soprano leggero pois emite notas agudas de baixa intensidade e graves poucos expressivos.

Sharon nunca teve aulas de canto, ela emite notas agudas sem utilizar técnicas vocais. Quando jovem, cantava em um coro onde cantava como soprano. Como ja dito ela não recorre a nenhuma técnica vocal, talvez seja por isso que cometa algumas erros durante as apresentações ao vivo. Ela possui um timbre de voz maravilhoso, bastante brilhante e doce, porém não possúi o treinamento adequado para utilizar tudo de sua voz.

Mulher Sexy do Metal

Uma votação no site Metalhead.ro para escolher a mulher mais sexy do Metal, Sharon Den Adel ficou em quinto lugar, perdendo para Tarja Turunen (ex-Nightwish) em primeiro, Anette Olzon (Nightwish) em segundo, Ailyn (Sirenia) em terceiro e Cristina Scabbia em quarto lugar.

Discografia

Participações

Embrace (Voyage, 1996) "Frozen"

Bash(Silicon Head, 1997) "Hear"

Into the Electric Castle ([[Ayreon,]] 1998) "Isis & Osiris", "Amazing Flight", "The Decision Tree", "Tunnel of Light", "The Garden of Emotions", "Cosmic Fusion", "Another Time, Another Space"

Schizo (De Heideroosjes, 1999) "Regular Day in Bosnia"

Pinkpop 2005 (De Heideroosjes) "Candy (Iggy Pop Cover)"

Prison of Desire (After Forever, 2000) "Beyond Me"

The Metal Opera (Avantasia, 2000) "Farewell"

Inside (Orphanage, 2000) "Behold"

Architecture of the Imagination (Paralysis, 2000) "Fly", "Architecture of the Imagination"

Fast Forward (De Heideroosjes, 2001) "Last Call to Humanity"

Fooly Dressed (Aemen, 2002) "Time", "Waltz"

The Metal Opera Part II (Avantasia, 2002) "Into the Unknown"

Hymn to Life (Timo Tolkki, 2002) "Are You the One?"

Lucidity (Delain, 2006) "No Compliance"

"Crucify" (De Laatste Show-band, Tori Amos cover live)

Imagine (Armin van Buuren, 2008) "In and Out of Love"

The Metal Opera: Pt 1 & 2 - Gold Edition (Avantasia, 2008) "Farewell", "Into the Unknown"

Pure Air (Agua de Annique, 2009) "Somewhere" (Duet)

Night of the Proms 2009 (John Miles, Katona Twins, Sharon den Adel)'"Stairway to Heaven"

Truth Or Dare (Oomph!, 2010) "Land Ahead"

DVDs

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Sharon den Adel