Soubrette

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Soubrette (pronuncia-se subrét [1]) é um termo francês, derivado do provençal soubreto [2], cujo significado original é "afetado". Em francês, no contexto do teatro, refere-se a uma personagem modelo, da jovem criada ou camareira, em peças cômicas.

Características[editar | editar código-fonte]

Tipo de Voz
Feminino Masculino
Soprano alcance
Soprano
Tenor alcance
Tenor
Mezzo Soprano alcance
Meio-soprano
Barítono alcance
Barítono
Contralto alcance
Contralto
Baixo alcance
Baixo

No teatro musical os papéis de soubrette são feitos por sopranos ligeiros e, embora não apresentem maiores dificuldades vocais, requerem qualidades de atriz e uma bela presença[3]. Exemplo típico do papel de soubrette na opereta é o de Vlencienne em A viúva alegre de Franz Lehár[3] Também se encaixa nessa tipologia o personagem de Lisette em La rondine de Giacomo Puccini, obra que se situa no limte entre a ópera lírica e a opereta[3].

No século XIX, o termo soubrette passou a ser usado no teatro de prosa[4], na opéra-comique e na opereta para indicar personagens femininos divertidos, geralmente de criadas maliciosas e, por metnímia, também as intérpretes desses papéis.[5][1]

Na ópera, o termo designa o soprano ligeiro que, muitas vezes, mas não necessariamente, faz o papel da jovem criada frívola, sedutora e esperta, como a Serpina, de La serva padrona, de Pergolesi, a Susanna, de Le nozze di Figaro ou Despina, de Così fan tutte, de Mozart. É uma voz brilhante e frágil de soprano, com timbre doce e forte, de tessitura média e coloratura não extensa.[6] A extensão vocal da soubrette vai da altura de notas médias a agudas (aproximadamente, do C4 ao D6).[7] Atinge notas altas de forma suave (baixa emissão) e, com pouco esforço, usando a voz de cabeça. Interpreta papéis cômicos e sagazes ou mesmo infantis.

Muitas cantoras jovens começam como soubrettes mas, à medida que envelhecem e a voz amadurece, elas podem ser reclassificadas como outro tipo de voz, geralmente como soprano lírico, soprano lírico coloratura ou mezzo-soprano. Raramente uma cantora continuará a ser uma soubrette durante toda a sua carreira. Uma exceção é a cantora Thalía, que ainda mantém esta tonalidade vocal. Melanie Martinez também é uma das cantoras que tem esse tipo de voz. Ela cita que gosta muito desse doce tom de voz.[8][9]

Referências

  1. a b (em italiano) Vocabolario Treccani: soubrette
  2. The Free Dictionary: soubrette
  3. a b c Voice
  4. Britannica: soubrette
  5. Servetta
  6. «Voice Questions and Answers». Consultado em 25 de outubro de 2009. Arquivado do original em 25 de outubro de 2009 
  7. Music Dictionary Vm–Vz: Voice (s.), Voices (pl.) – coloratura-soubrette or soprano lirico leggero, Dolmetsch
  8. Coffin, Berton (1960). Coloratura, Lyric and Dramatic Soprano, vol. 1. Rowman & Littlefield Publishers, Inc. ISBN 978-0-8108-0188-2.
  9. «Melanie Martinez». Wikipédia, a enciclopédia livre. 7 de abril de 2018 


Ícone de esboço Este artigo sobre ópera é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.