Shiroi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shiroi
Nome oficial
(ja) 白井市 (a partir de )
Geografia
País
Prefeitura
Área
35,48 km2 ()
Coordenadas
Demografia
População
61 673 hab. ()
Densidade
1 738,2 hab./km2 ()
Funcionamento
Estatuto
cidade do Japão (en)
Geminação
Date (en) (a partir de )
História
Fundação
Substitui
Eiji (d)
Identificadores
Website
Mapa

Shiroi (白井市 Shiroi-shi) é uma cidade japonesa localizada na província de Chiba.[1]

Em 2003 a cidade tinha uma população estimada em 51 719 habitantes e uma densidade populacional de 1 460,58 h/km². Tem uma área total de 35,41 km².

A cidade fica ligeiramente equidistante do centro de Tóquio e do Aeroporto Internacional de Narita. A principal ligação de transportes para a cidade pertence aos caminhos de ferro de alta velocidade Hokuso, pelos quais se consegue ir de Shiroi até à Estação de Tóquio em cerca de 50 minutos. O governo provincial de Chiba tem planos que pretende concretizar até 2010, para uma ligação de caminhos de ferro, já em construção, que ligarão Shiroi a Tóquio e ao Aeroporto de Narita.

Durante a era Meiji, Shiroi tornou-se numa região produtora de fruta. Os agricultores locais cultivam kiwis e uvas, ainda que a mais famosa das frutas de Shiroi sejam, mesmo, as peras. Na primavera, as flores das pereiras rivalizam com a sakura (a flor de cerejeira, cuja contemplação é um dos hábitos preferidos dos japoneses).

Enquanto que a economia japonesa se desenvolvia a passos de gigante, durante a década de 1970, grande parte da população procedia a um acentuado êxodo rural. O crescimento de Tóquio obrigou à fixação de residentes nos subúrbios que se disseminavam na região de Kanto. O verdadeiro crescimento de Shiroi data desta altura. A ligação por caminho de ferro para a cidade de Chiba foi completada em 1979, tendo sido ligada à rede ferroviária de Tóquio em 1991.

O governo municipal foi constituído em 1 de Abril de 2001.

Cidade-irmã[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Shiroi». VIAF (em inglês). Consultado em 7 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  Este artigo é um esboço sobre Geografia da prefeitura de Chiba. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.