Sistemas de gestão do comissionamento
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2017) |
Comissionamento pode ser definido como o conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia aplicados de forma integrada a uma unidade (ou planta) industrial, visando torná-la operacional, dentro dos requisitos estabelecidos pelo cliente final. Seu principal objetivo é garantir a transferência da unidade industrial do construtor para o operador, de forma ordenada e segura, contribuindo significativamente para a operabilidade da unidade quanto ao seu desempenho, confiabilidade e rastreabilidade das informações.
Em grandes projetos esse processo normalmente compreende o planejamento, execução e controle de milhares de inspeções e atividades de teste sobre os “objetos comissionáveis”, tais como equipamentos, instrumentos, skids, módulos, circuitos, malhas, subsistemas e sistemas. Nestes casos, o grande volume e complexidade dos dados de comissionamento, aliado à necessidade de garantir a eficiente rastreabilidade e disponibilidade de todas as informações envolvidas, demandam a utilização de sistemas de gestão do comissionamento cada vez mais poderosos e sofisticados, capazes de otimizar o planejamento e acompanhamento dos serviços, armazenando evidências de execução, supervisão e aprovação de todas as atividades.
Existem hoje no mercado algumas soluções especializadas na gestão do comissionamento, com escopos e características diferenciadas, disponíveis tanto como pacotes comerciais ou como soluções proprietárias, conforme relação a seguir:
Pacotes comerciais:
- CMSapp Database, desenvolvido por CMScompletion (Cingapura)
- Continuum Edge, desenvolvido por IBS (USA/Canada)
- GO-CMMS, desenvolvido por QED International (UK)
- Go-Console, desenvolvido por Lucy Software BV (Holanda)
- HMSWeb, desenvolvido por HMSWeb Ltda / Forship Engenharia (Brasil)
- IBM Maximo Asset Management, desenvolvido por IBM**
- PCMsys, desenvolvido por PCM Comissionamento Ltda (Brasil)
- OMEGA PIMS CMS, desenvolvido por Omega (Noruega)
- PWCom, desenvolvido por Portreef (Austrália)
- Vempra, desenvº por Vempra Field Management Software (Áustria/Brasil)
- WinPCS, desenvolvido por Complan (Noruega)
- Zenator, desenvolvido por Falcon Global (UK e USA)
Softwares proprietários:
- CMS, da Halliburton (EUA)
- CRI, da [SGS PID] (Brasil)
- ICAPS, da Total (França)
- IPCIS, da Spie IPEDEX (França)
- FIC - Ferramenta de Integração & Comissº, da Petrobras (Brasil)
- MANCON, do BP (Reino Unido)
- Pathmaker, da SBM Offshore (Monaco)
- PCMsys, da Hedwey (Brasil)
- PROARC, da BW Offshore (Noruega)
- ProjectTools, do Modec (Japão/Reino Unido)
- SAT-COM, da UTC Engenharia (Brasil)
- SGC (descontinuado), da Petrobras (Brasil)
- SIGCOMM, da Technotag (Brasil)
Veja também
[editar | editar código-fonte]Referências
[editar | editar código-fonte]- PRATES, A. Inovações Tecnológicas no Comissionamento de Projetos de Óleo & Gas. em: Revista TN Petróleo, ano IX, num 50, 2006.
- GAETE, L., PRATES, A. Ferramentas de TI para o Comissionamento de Empreendimentos Industriais. em: Congresso Pan-Americano de Engenharia Naval, Transporte Marítimo e Engenharia Portuária, Rio de Janeiro, Brazil, out 2007.
- FARES, F., MONTENEGRO, B., PRATES, A., Commissioning of Oil & Gas Projects – Current Status, Evolution and Trends. em: Rio Oil & Gas 2010, Rio de Janeiro, Brazil, September 2010.
- CARVALHO, ALEXANDRE C. Comissionamento de empreendimentos industriais - ISA-RS - Porto Alegre, Ago 2011.