Smeg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Smeg Group S.p.A.
Smeg
Privada
Fundação 1948
Fundador(es) Vittorio Bertazzoni
Sede Guastalla,  Itália
Área(s) servida(s) Mundial
Pessoas-chave Vittorio Bertazzoni
Roberto Bertazzoni
Produtos Eletrodomésticos
Website oficial Smeg internacional
Smeg Portugal
Smeg Brasil

A Smeg (acrónimo de «Smalterie Metallurgiche Emiliane Guastalla», em português: Esmalteria Metalúrgica Emiliana Guastalla) é um fabricante italiano de electrodomésticos.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1948 por Vittorio Bertazzoni como empresa de esmaltagem e metalurgia, a empresa Smeg preserva a memória da atividade originalmente desenvolvida na sigla Smalterie Metallurgiche Emiliane Guastalla («Esmalteria Metalúrgica Emiliana Guastalla»).[2]

Durante a década de 1950, a história da metalurgia da empresa foi acompanhada pela produção dos seus primeiros aparelhos de cozinha. Em 1956, a empresa apresentou o «Elisabeth», um dos primeiros fogões a gás equipado com ignição automática, uma válvula de segurança no forno e um programador de cozedura.

Na década de 1960, a Smeg introduziu a sua primeira máquina de lavar roupa, a «Leda», e depois introduziu a máquina de lavar loiça «Niagara» de 60 cm, conhecida pela sua capacidade de carga sem precedentes de 14 talheres.

Em 1971, a empresa iniciou a produção de placas de fogão e fornos encastráveis.

Em 2016, a Smeg e a Dolce & Gabbana apresentam o projeto «Frigoriferi d'arte», criando cem frigoríficos únicos pintados à mão por artistas sicilianos. Em 2019, a Smeg assume o controlo de «La Pavoni», um fabricante histórico de máquinas de café com sede em San Giuliano Milanese.

Em 2020, a empresa tem 19 subsidiárias em França, Reino Unido, Bélgica, Espanha, Alemanha, Países Baixos, Escandinávia, Portugal, Estados Unidos, Rússia, África do Sul, Ucrânia, Austrália, Cazaquistão, Polónia, México, Hong Kong, Singapura e China.

Outras atividades[editar | editar código-fonte]

Tendo começado no sector residencial, a Smeg entrou mais tarde no mercado comercial. A Smeg Foodservice fabrica aparelhos para o mercado da hotelaria, restauração e catering e a Smeg Instruments fornece equipamento de desinfeção para hospitais e consultórios dentários.

Negócios[editar | editar código-fonte]

A conceção e o fabrico dos aparelhos Smeg estão concentrados em quatro fábricas situadas no Norte de Itália, cada uma especializada num tipo específico de aparelho. A Smeg tem filiais em todo o mundo, escritórios no estrangeiro e uma extensa rede de vendas. A Smeg desenvolveu uma coleção de produtos em colaboração com arquitectos e designers, incluindo Guido Canali (que também desenhou a sede da empresa em Guastalla), Mario Bellini, Renzo Piano, Marc Newson e deepdesign.

Electrodomésticos de estilo retro[editar | editar código-fonte]

Frigorífico de estilo retro.

Em 1997, a Smeg lançou os seus frigoríficos de estilo retro. Produzido numa variedade de cores, o FAB28 apresentava as letras distintivas da Smeg, portas curvas profundas e um puxador robusto que lembrava os anos 1950.

Posteriormente, foram lançadas diferentes versões do frigorífico e as opções de cores expandiram-se para incluir rosa, amarelo, laranja e lima, bem como edições especiais, incluindo uma porta com a bandeira do Reino Unido.

Em 2014, a Smeg expandiu ainda mais a gama de estilo FAB 50s com uma coleção de pequenos electrodomésticos, como torradeiras e chaleiras.

Prémios[editar | editar código-fonte]

  • 2010: Prémio Good Design do Chicago Athenaeum, do Museu de Arquitetura e Design e do Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos pelo seu forno FP610SG e pela placa de fogão P755SBL da linha de produtos inovadores da Newson.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.