Soco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Soco (desambiguação).
Ilustração de lutador atingindo oponente com um soco. Ambos usando luvas de boxe.

Um soco (do tupi antigo sok),[1] murro[2], bufete[carece de fontes?] ou bogue (estes dois últimos, na região nordeste do Brasil)[3] é um golpe com o punho fechado visando a causar lesão no adversário. Existem muitos tipos de socos, desde os mais clássicos aos mais raros. Entre os socos clássicos, podem-se citar o soco "normal", utilizado por quase todos os estilos de artes marciais; o chamado "gancho", muito utilizado no Boxe e no Jeet Kune Do; os socos clássicos de Kung Fu (Gung Fu em cantonês); os "socos-do-carneiro"; e o "Soco-do-Sol" (Yat Ji Jun Choy), muito popularizado pelo estilo Wing Chun. Entre os socos menos usuais e mais raros, podemos citar o "soco de uma polegada" do estilo Wing Chun, popularizado por Bruce Lee; os socos com o pulso do estilo Louva-a-Deus; e o Soco dos Punhos de fogo.

Influências dos estilos[editar | editar código-fonte]

Praticante de artes marciais treinando soco em saco de areia usando luvas de boxe.

Basicamente, cada estilo de arte marcial, tal como o caratê ou o Wing Chun, ensina seu próprio tipo de soco, normalmente embasado por uma filosofia própria e explicativa do por quê de se fazê-lo assim. Algumas vezes, as características são especialmente marcantes ao ponto de se poder dizer o estilo do lutador baseado em um soco que ele desfere. O soco do caratê, por exemplo, tende a ser reto, na altura do peito e com os dedos do punho para baixo, sem muito movimento do corpo abaixo da cintura. Já o soco reto do Jeet Kune Do, inspirado pelo Boxe ocidental, conta com um aproveitamento de energia de movimento que nasce desde um impulso no , joelhos, movimentos de quadris, tórax, passando pelos ombros e só então chegando ao braço. Enquanto isso, os socos do Tai Chi Chuan tendem a serem mais "flexíveis" que os relatados anteriormente.

Socos clássicos e famosos[editar | editar código-fonte]

Alguns dos socos mais conhecidos e/ou usados são:

  • Soco-do-sol: utilizado pelos estilos clássicos de Kung Fu, o soco-do-sol caracteriza-se pelos dedos na horizontal e pelo impacto das juntas dos dedos médio, anular e mínimo. É mais utilizado para distâncias médias e curtas. Este soco é normalmente desferido seguindo-se uma linha central vertical do corpo (igual à linha de simetria), sendo o soco básico do estilo Wing Chun.
  • Soco-do-carneiro: caracterizado pelos dedos na vertical e pelo impacto das juntas dos dedos indicador e médio, é o clássico visto no caratê. Mais utilizado para distâncias médias e longas. Uma das características deste soco é que, por estar apoiado pelas juntas dos dedos médio e indicador, o ângulo de apoio sobre os ossos do antebraço não é feito de uma forma tão natural. A origem do soco está na lateral do corpo, sob as axilas, e atinge o alvo na altura dos ombros.
  • Gancho: este soco, característico do Boxe ocidental, tem, por movimento, uma pequena semielipse pelo lado do corpo do atacante, ajudado pelo avanço do tórax e rotação deste junto dos quadris, conseguindo um impacto não totalmente frontal (tal como no soco-do-carneiro), mas parcialmente lateral.
  • Soco de uma polegada: popularizado por Bruce Lee em uma demonstração em Long Beach, nos Estados Unidos, o "soco marca" do Wing Chun possui algumas variações. Pode ser tanto executado já com o punho fechado encostando no oponente pelo dedo indicador, para então ser movido para frente pelo pulso e atingir o alvo com o dedo mínimo, como também pode ser iniciado com a palma da mão aberta com o dedo indicador tocahado do mesmo modo que um soco-do-carneiro.ndo o oponente, para então rapidamente se fechar enquanto avança e acertar o oponente já com o punho fechado.
    Dois boxeadores trocando socos
  • Punhos de Fogo: soco utilizado por algumas famílias e ramificações de Wing Chun, caracteriza-se pela posição do punho na linha vertical onde a zona impactante ou de transferência de energia está nas juntas dos dedos médio, anular e mínimo, aplicados diretamente na área do corpo denominado chacra solar ou do sol.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Soco

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Dicionário de Tupi Antigo: a Língua Indígena Clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. 444.
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 603.
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 173.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • NATALI, Marco. O Kung Fu de Bruce Lee - O "Rei do Kung Fu", seu treinamento e seus métodos, 1980
  • TING, Leung. Roots of Wing Chun and Branches, 1979

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.