Sport Viseu e Benfica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Sport Viseu e Benfica foi criado em 1 de Agosto 1924, tendo sido sócio fundador da Associação de Futebol de Viseu e da Associação de Desportos de Viseu. Começou por ter o nome de Sport Lisboa e Viseu - o "Lisboa e Viseu", até todas as filiais do Sport Lisboa e Benfica adoptarem a mesma designação. Nessa época existiam em Viseu vários clubes: Grupo União de Futebol, Sport Ribeira Viriato, que foram extintos e o Clube Académico de Futebol (Académico de Viseu) e o Lusitano Futebol Clube (Lusitano de Vildemoinhos), ainda em atividade.

A história do clube começou em 1924 quando os Galitos de Aveiro desafiaram os visienses para uma partida de futebol. Sob a égide de Edmundo de Oliveira, do então Grupo União de Futebol, e de Abel Leonídio, do Sport Ribeira Viriato, foi criada uma seleção dos melhores de Viseu para defrontarem os aveirenses, sendo a bola, os equipamentos e balneários disponibilizados por ambos os clubes. A meio do amador estágio e sem razão aparente, as direções do União e do Ribeira Viriato cortaram o apoio aos selecionados, ficando estes sem meios de continuar a preparação para aquele que seria um dos primeiros dérbis da zona centro. A revolta instalou-se entre os jogadores e foi no Café Avenida que o então jogador e alferes António Carlos lançou a ideia de criar um novo clube na cidade de Viseu.

Nascia assim, em 1 de Agosto de 1924, o Sport Lisboa e Viseu, que mais tarde daria lugar ao atual Sport Viseu e Benfica, a filial número 3 do Sport Lisboa e Benfica.[1]

Classificações[editar | editar código-fonte]

Escalão 00/01 01/02 02/03 03/04 04/05 05/06 06/07 07/08 08/09
Liga Sagres - - - - - - - - -
Liga Vitalis - - - - - - - - -
II Divisão - - - - - - - - -
III Divisão - - - - - - - - -
1º Escalão Dist. - - - - - - - - -
2º Escalão Dist. - - - - - - - - -
3º Escalão Dist. - - - - - - - - -
Bandeira de PortugalSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol portugueses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Abola.pt (31 de julho de 2023). «Futebol Os 99 anos do Sport Viseu e Benfica | Abola.pt». Abola.pt. Consultado em 10 de janeiro de 2024