Stock Car

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela competição brasileira, veja Stock Car Brasil.
Stock cars da NASCAR.

O termo Stock Car refere-se a uma forma de corrida automobilística popular principalmente nos Estados Unidos, no Canadá, no México, na Grã-Bretanha, na Austrália, no Brasil, entre outros países.

Os Stock Cars em seu senso original descrevem um automóvel de passeio usado em competições que não possui modificações especiais para corrida. Posteriormente passaram a ser carros de passeios modificados para corridas. Atualmente, muitas categorias usam carros especiais feitos exclusivamente para as corridas, mas mantendo o design parecido com os carros de passeio, ao contrário dos carros de monoposto, com pneus a mostra.

Atualmente, as corridas de Stock Cars são considerados como sendo uma categoria das corridas de turismo.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Late model.

Pure stock[editar | editar código-fonte]

Também chamado de street stock, são os veículos que podem ser comprados pelo público em geral, os chamados carros de produção, geralmente somente modificações por questões de segurança são permitidas nesses modelos.

Super stock[editar | editar código-fonte]

Semelhantes ao pure stock, mas com permissão de modificação nos motores e nos pneus.[1]

Late models[editar | editar código-fonte]

Late models são a mais alta classe dos stock cars, geralmente feitos com chassi tubular e motores próprios.

Categorias[editar | editar código-fonte]

NASCAR[editar | editar código-fonte]

A maior associação de stock cars do mundo é a NASCAR nos Estados Unidos, possui 3 categorias principais (Cup Series, Xfinity Series e Truck Series) e várias categorias regionais e locais (as chamadas Home Tracks) como a Pro Series East e Pro Series West, a Modified Tour, a All-American Series, categorias que correm em mais de 30 etapas ao longo do ano, correndo em sua maior parte em circuitos ovais.

No México, existe a Corona Series, categoria de propriedade da NASCAR americana, consistindo também, em sua maioria, em circuitos ovais, no Canadá a Canada Series e na Europa a Europe Series.

Outras categorias nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Stock cars da ARCA Racing Series.

Nos Estados Unidos ainda existem outras associações de stock cars, a exemplo da NASCAR costumam ter várias séries associadas, geralmente correndo a nível regional ou local, como exemplo tem-se a Automobile Racing Club of America (ARCA), a American Speed Association (ASA), a Champion Racing Association (CRA), a International Motor Contest Association (IMCA) fundada em 1915 é a mais antiga do país em atividade, a United Auto Racing Association (UARA), a Championship Auto Racing Series (CARS). A United States Auto Club (USAC) também já teve sua própria categoria, a USAC Stock Car.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Peugeot 307 desenvolvido para a competição.

No Brasil tem-se a Stock Car Brasil desde 1979.

Reino Unido[editar | editar código-fonte]

O Reino Unido contém uma grande variedade de competições de Stock Cars, muitas delas associadas a BriSCA (British Stock Car Association), correm principalmente em circuitos de terra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências