Sui Yangdi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sui Yangdi.

Sui Yangdi (煬帝) (* 560; † 618, nome pessoal Yang Guang) foi imperador da China entre 604 e 618, foi o penúltimo imperador da dinastia Sui.[1] No ano 608 mandou construir o Grande Canal da China,[1] de 1.800 Km.[2] No seu reinado mudou a capital de Xi'an para Luoyang.[2] Lançou três grandes ataques a Coreia que acabou de forma desastrosa nas três vezes.[2] Em um dos ataques a Coreia, ocorreu a Batalha de Salsu, que teve início quando o Imperador Sui Yangdi invadiu a península coreana com um exército de dois milhões de homens. Eulji Mondeok, rei de Koguryo, através de uma retirada estratégica, foi capaz de destruir, pouco a pouco, as tropas de Yangdi, que, quando já dizimada, encontrava-se na cidade de Pyongyang, foi completamente vencida após uma emboscada coreana.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Yangdi (emperor of Sui dynasty) -- Britannica Online Encyclopedia» (html) (em inglês). Britannica. Consultado em 16 de maio de 2010. 
  2. a b c «p. 34» (html) (em inglês). China condensed: 5000 years of history & culture. Consultado em 16 de maio de 2010. 
  3. «Las 10 batallas más mortíferas en la Historia de la Humanidad, parte 1». El Pensante. Consultado em 04 de novembro de 2016. 
Sui Yangdi
Dinastia Sui
Precedido por
Yang Jian
Imperador da China
488 –496
Sucedido por
Sui Gongdi
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.