Saltar para o conteúdo

Suruí (Magé): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Melhorei o texto.
Etiqueta: Remoção considerável de conteúdo
Linha 1: Linha 1:
'''Suruí''' é um distrito e um bairro do município de [[Magé|Majé]], no estado do [[Rio de Janeiro]], no [[Brasil]]. É sede e bairro mais importante do Quarto Distrito, que leva o seu nome.<ref>[http://www.baixadafacil.com.br/municipios/mage/dados-e-hino-de-mage-171.html Dados e hino de Magé em www.baixadafacil.com.br]</ref>
'''Suruí''' é um distrito e um bairro do município de Magé, no estado do [[Rio de Janeiro]], no [[Brasil]]. É sede e bairro mais importante do Quarto Distrito, que leva o seu nome.<ref>[http://www.baixadafacil.com.br/municipios/mage/dados-e-hino-de-mage-171.html Dados e hino de Magé em www.baixadafacil.com.br]</ref>
== Topônimo ==
== Topônimo ==
"Suruí" é um termo de origem [[Língua tupi|tupi]] que significa "água de siri", pela junção dos termos ''siri'' ("siri") e '' 'y '' ("água")<ref>http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm</ref>.
"Suruí" é um termo de origem [[Língua tupi|tupi]] que significa "água de siri", pela junção dos termos ''siri'' ("siri") e '' 'y '' ("água")<ref>http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm</ref>.

==Chacina de Acari==
Em 26 de julho de 1990, onze jovens foram levados de um sítio em Suruí e nunca mais foram vistos. As vítimas, que moravam em [[Acari (bairro do Rio de Janeiro)|Acari]], teriam sido sequestradas, segundo teria sido apurado por setores de inteligência da [[Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro]], por policiais do Nono Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro ([[Rocha Miranda]]) e por detetives do departamento de roubo de carga da 39ª Delegacia da [[Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro]] ([[Pavuna]]). Alguns desses policiais fariam parte do grupo de extermínio conhecido como "Cavalos Corredores"<ref>http://aqueimaroupa.com.br/2010/07/26/chacina-de-acari-20-anos-depois-continua-impune/</ref>.

Segundo investigações, os policiais viriam extorquindo os rapazes que foram sequestrados. As mães dos jovens desaparecidos se mobilizaram para conseguir informações e a punição dos culpados pelos desaparecimentos, conseguindo destaque na mídia com a alcunha de "Mães de Acari", numa alusão às mães dos desaparecidos políticos argentinos, as "[[Mães da Praça de Maio]]". Uma dessa mães, Edméia da Silva Euzébio, foi assassinada em 1993.

Em 26 de julho de 2010, o desaparecimento dos jovens [[Prescrição|prescreveu]], isto é, tornou-se sem efeito legal, sem que fosse apontado qualquer responsável pelos desaparecimentos<ref>http://www.estadao.com.br/noticias/geral,chacina-de-acari-faz-20-anos-sem-punicao-a-culpados,586648,0.htm</ref>.


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 06h04min de 4 de março de 2012

Suruí é um distrito e um bairro do município de Magé, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É sede e bairro mais importante do Quarto Distrito, que leva o seu nome.[1]

Topônimo

"Suruí" é um termo de origem tupi que significa "água de siri", pela junção dos termos siri ("siri") e 'y ("água")[2].

Ver também

Referências



Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.