Técnico em enfermagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Técnico em enfermagem é um profissional que atua implantando, mantendo e desenvolvendo na área de enfermagem.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, é um profissional com formação de nível técnico[1], regulado pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. Esse profissional da área de enfermagem atua em unidades básicas de saúde, equipes de saúde da família, hospitais desde a emergência, unidades de internação nas mais diversas especialidades, em centros cirúrgicos, setor de esterilização de materiais, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), clinicas de diagnóstico por imagem e laboratórios de analises clinicas e até mesmo em equipes de HomeCare.

O técnico em enfermagem pode ingressar em cursos de especialização pós técnico, buscando aprimoramento em especialidades como emergência, UTI, geriatria, entre outras.

O curso tem carga horária normalmente de 1.800 horas, sendo 1.200 conteúdo teórico e 600 de atividade prática supervisionada por um professor supervisor, realizada em unidades de saúde. A enfermagem totaliza 60% de todos os profissionais de saúde do Brasil, destes 80% são técnicos em enfermagem, sinalizando a relevância da profissão para o funcionamento do sistema de saúde e consequentemente para toda a população.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico» (HTML). Ministério da Educação (Brasil). Outubro de 1999. Consultado em 2 de dezembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]