Discussão:Casta
Adicionar tópicoEste artigo foi avaliado automaticamente com qualidade 3 e faz parte do âmbito de um WikiProjeto: WP Offline. | ||
---|---|---|
Para o WikiProjeto Wikipédia Offline este artigo possui importância 3. Se você se interessa pelo assunto, visite o projeto para conhecer as tarefas e discussões em curso. | ||
Se não tiver suas questões respondidas nesta página de discussão procure o(s) wikiprojeto(s) acima. |
Untitled
[editar código-fonte]Sugestão: Criar aqui um link para o artigo "Sistema de castas da Índia". Fundir o texto "As castas na Índia" deste artigo com o texto daquele reformulando-o.
O Sistema de Castas (varna) prescrito pelo hinduísmo é sem dúvida ancestral e remonta a tempos imemoriais. Na sociedade hindu o sistema de castas é justificado como preceito religioso, uma vez que Krishna, considerado pelos hindus uma manifestação do Absoluto na Terra, declara claramente no Bhagavad-gita: “o sistema de castas foi criado por Mim.”
Sendo assim, forçosamente onde houver o gênero humano há de haver o sistema de castas, quer os humanos queiram quer não o queiram. O sistema de castas não pode ser revogado pela vontade de algumas pessoas, assim como outras leis fundamentais, como a lei da gravidade, a lei da inércia e outras leis da física, não podem ser revogadas por decretos humanos, a pesar de tantos acidentes e mortes que volta e meia provocam.
Inúmeros países Latino Americanos possuem sistema de casta fundamentados na condição sócio-econômica, racial e familiar dos indivíduos, e existe uma farta nomenclatura que vividamente estabelece este sistema de castas informal mas eficiente: “crioulo” , ”neguinho”, “zambo”, “mestizo”, ao lado de “gente fina”, “pessoa de bem”, “gente branca”, etc.
Desde o período colonial, a legislação vigente, quer tenham sido as Ordenações Manuelinas, quer as Filipinas, estabeleciam claramente o sistema de castas nas colônias, discriminando escravos, gentios, europeus de origem humilde, de origem nobre, clérigos, etc. com direitos civis e criminais distintos.
As tentativas fúteis de evitar o fenômeno discriminativo no âmago do gênero humano são como as tentativas pueris de tentar agarrar a lua.
O artigo fere o princípio da imparcialidade ao afirmar, no último parágrafo, que esse sistema horrível e racista é justificável e culturalmente justificável. Sugiro que esse trecho seja deletado.—o comentário precedente não foi assinado por Usuário:Livola (discussão • contrib.) às 09h01min de 18 de Julho de 2008
- Caro Livola, está lá muito claro que essa é a opinião do Sr. Daniélou, não da Wikipédia; penso que a fonte sobre esta afirmação está nos links externos. --Rui Silva (discussão) 13h46min de 18 de Julho de 2008 (UTC)
O que diferencia o sistema de castas indiano das organizações sociais dos países ocidentais é a mobilidade. Embora nos países latino-americanos temos os epítetos "neguinho", "criolo" e outros, há uma possibilidade de se adquirir riqueza, cultura e dificilmente alguém quererá saber de suas origens para segregá-lo. Pelo que pude perceber das sociedades estratificadas, como no caso da indiana, nem mesmo a aquisição de bens e cultura é capaz de levá-lo de uma casta à outra, mesmo porque, pelo que li, não tem só ligação com dinheiro, tem ligação com inclinação natural do indivíduo.—o comentário precedente não foi assinado por MOACYRMANU (discussão • contrib.) Heitor discussão 19h28min de 7 de fevereiro de 2009 (UTC)