Tapetes de Corpus Christi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tapete de Corpus Christi)
Ir para: navegação, pesquisa
Tapetes confeccionados na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, durante a celebração do Corpus Christi de 2013.

Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório,[1] consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará,[2] o de mais costume, são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.[3]

Os tapetes, tradicionalmente confeccionados de serragem e sal coloridos, empregam nos dias atuais uma gama de materiais, tais como borra de café, areia, flores, farinhas, dentre outros.[1] Seu comprimento varia de acordo com cada cidade ou paróquia, indo desde poucas centenas de metros até alguns quilômetros.[4] Os tapetes, em geral, ligam duas igrejas, decorando o caminho por onde será transladado o Sacramento.[1] Em algumas localidades, é usual que se exibam panos vermelhos nas janelas das casas por onde o cortejo passará.[5]

No Brasil, a tradição é especialmente prevalente em cidades do Sudeste,[6] sendo um componente importante da cultura de cidades históricas, como Ouro Preto.[7] Para sua confecção, grupos de paroquianos reúnem-se na noite anterior ao dia de Corpus Christi, tornando a prática um espaço de sociabilização entre os fiéis.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Marques (2014, p. 239)
  2. Izzo Jr. (2000, p. 108)
  3. Você sabe o significado de Corpus Christi? (em português) iG São Paulo (4 de junho de 2015).
  4. MANGABEIRA, M. Corpus Christi em Castelo vai contar com 2 Km de tapetes artesanais. Disponível em <eshoje.jor.br>. Acesso em 25 de janeiro de 2015.
  5. Tapetes de serragem enfeitaram as ruas das cidades históricas mineiras neste Corpus Christi. Disponível em <otempo.com.br>. Acesso em 25 de janeiro de 2015.
  6. Izzo Jr. (2000, p. ?)
  7. Calendário de eventos. Disponível em <ouropreto.org.br>. Acesso em 25 de janeiro de 2015.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • IZZO Jr., A. Paisagem cultural basileira: região sudeste. São Paulo: Terceiro Nome, 2000.
  • MARQUES, L. W. Jesus Cristo: sua caminhada e ensinamento na terra. Cia-Norte (PR): Clube de Autores, 2014.