Tavolara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tavolara
Tavolara Island map.png
Localização da ilha de Tavolara.
Geografia física
País Itália
Localização Mar Tirreno
Ponto culminante 565 m
Área 5,9  km²
Tavolara vista do sul
Tumba dos "reis" de Tavolara

A ilha de Tavolara é uma ilha da Itália, localizada a oeste da Sardenha, no mar Tirreno.[1][2][3] A ilha pertence à comuna de Olbia e possui uma área de cerca de 5,9 km².[1][2][3] A ilha é um maciço de pedra calcária, com os penhascos íngremes, exceto em suas extremidades. Seu ponto mais elevado esta a 565 m acima do nível do mar.

Atualmente, a ilha é habitada somente por um punhado de famílias e tem um cemitério e um restaurante pequeno de verão.

As cidades mais próximas são Olbia, e a vila de pesca de Porto San Paolo.[1][2][3] As ilhas de Molara e de Molarotto são suas vizinhas.

A ilha e as águas circunvizinhas são parte do Parque Marinho de Tavolara e de Punta Coda Cavallo, criado em 1997.[1][2][3] As proteções ambientais colocadas no parque adicionaram limitações ao uso da área para o turismo.

Reino de Tavolara[editar | editar código-fonte]

Tavolara era um dos menores reinos do planeta, mas é agora simplesmente parte de Itália, embora nunca tenha sido anexado formalmente.

Em 1833, o rei Carlos Alberto da Sardenha visitou a ilha e reconheceu Giuseppe Bertoleoni como monarca soberano e independente. Quando morreu, seu filho mais velho transformou-se no rei Paolo I. Depois da morte de Paolo, em 1886, a ilha se transformou numa república, mas a monarquia foi restabelecida outra vez em 1895.[1][2][3] Desde esses tempos, todos os reis da ilha são da família de Bertoleoni, reconhecida como a dinastia de Tavolara pelos reis da Sardenha. Os originais que datam de 1767 afirmam que Tavolara nunca tinha sido uma parte do reino da Sardenha.

O rei atual Carlo II de Tavolara é um cidadão italiano chamado Tonino Bertoleoni, proprietário do Da Tonino, o único restaurante da ilha. Políticamente, os interesses da ilha são representados em suas transações externas pelo príncipe Ernesto Geremia di Tavolara, de La Spezia, Itália.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tavolara


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b c d e «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat. 
  2. a b c d e «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat. 
  3. a b c d e «[[Istituto Nazionale di Statistica]]» (em italiano). Statistiche I.Stat.  Ligação wiki dentro do título da URL (Ajuda)