Teótimo de Tômis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Teótimo de Tômis
Bispo de Tômis
Nascimento século IV
Morte c. 407
Veneração por Igreja Católica, Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 20 de abril
Portal dos Santos

O santo católico Teótimo foi um escritor e amigo de João Crisóstomo, bispo da diocese Cítia de Tômis (atual Constança, na Romênia), na costa do Mar Negro, em 392-403 dC (ou 407 dC, quando ele morreu), e que tentou converter os hunos. Ele publicou curtos tratados epigramáticos, em forma de diálogos, no estilo antigo. Ele estava vivo quando São Jerônimo biografou-o em De Viris Illustribus (cap. 131[1]).

Seu nome em grego, Theotimos deriva de theos ("deus") e timè ("presente de honra / honorável"). A forma latinizada é Theotimus.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Sozomeno conta sobre a vida de Teótimo em sua obra História Eclesiástica (livro 8, capítulo 26):

A igreja de Tômis e, de fato, todas as igrejas da Cítia, estiveram neste período sob o governo de Teótimo, um cita. Ele foi educado nas práticas da filosofia e suas virtudes lhe ganharam tamanha admiração dos bárbaros hunos, que moravam nas margens do rio Íster, que eles o chamavam de "deus dos romanos, pois eles tinham experimentado atos divinos realizados por ele. Conta-se que um dia, quando Teótimo estava viajando para o país dos bárbaros, ele percebeu alguns deles avançando em direção à Total. Seus atendentes desandaram a lamentar e logo se consideraram perdidos. Ele apenas desceu de seu cavalo e rezou. A consequência foi que os bárbaros passaram sem vê-lo, nem seus atendentes ou os cavalos que eles tinham desmontado.

Como estas tribos frequentemente devastavam a Cítia em suas incursões predatórias, ele tentou subjugar a ferocidade de sua disposição presenteando-os com comida e presentes. Um dos bárbaros logo concluiu que ele era um homem rico e, determinado a fazê-lo prisioneiro, apoiou-se no seu escudo como era o seu costume quando negociando com seus inimigos. O homem ergueu sua mão direita para atirar uma corda, que ele agarrava com força, sobre o bispo, pois ele pretendia arrastá-lo para seu país, mas na tentativa, sua mão permaneceu estendida no ar e o bárbaro não foi liberado de sua horrível situação até que seus companheiros imploraram a Teótimo que intercedesse a Deus em seu favor.

Conta-se também que Teótimo sempre manteve o cabelo longo que ele vestia quando ele se devotou à prática da filosofia. Ele era muito moderado, sem horas certas para suas refeições, mas comia e bebia quando compelido a fazê-lo pela fome ou sede. Eu considero isto o papel de um filósofo ceder a estes desejos pela necessidade e não pelo amor à gratificação sensual.

 

No capítulo 17, livro VIII do mesmo livro, Sozomeno também diz:

Teótimo, bispo da Cítia, fortemente contra os procedimentos de Epifânio, que persuadiu alguns dos bispos que moravam em Constantinopla a aprovar os decretos que ele tinha emitido contra os discursos de Orígenes, e contou-lhe que não era correto lançar insultos sobre a memória de alguém que há tanto tempo estava morto. E que também não seria livre de blasfêmia atacar a conclusão que os antigos já tinham chegado sobre o assunto e desconsiderar suas decisões. Enquanto discursava sobre o assunto, ele sacou um livro de Orígenes que trazia consigo e, após lê-lo em voz alta uma passagem sobre a educação da Igreja, ele lembrou que os que condenavam sentimentos assim agiam de forma absurda, pois estariam sob o risco de insultar os próprios assuntos sobre os quais as palavras tratavam.
 

Sua festa é no dia 20 de abril.

Referências

  1. "De Viris Illustribus - Theotimus the bishop", em inglês.
  2. «26». História Eclesiástica. St. Donatus, Bishop of Eurœa, and Theotimus, High-Priest of Scythia. (em inglês). VII. [S.l.: s.n.]  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  3. «14». História Eclesiástica. Perversity of Theophilus. St. Epiphanius: his Residence at Constantinople and Preparation to excite the People against John. (em inglês). VIII. [S.l.: s.n.]  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)